Como escrever um currículo para cabeleireiro
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
Um currículo para cabeleireiro requer uma certa quantidade de elegância e entusiasmo. Um texto e um CV padrão não irão capturar a essência de sua experiência e expectativas para o futuro. Estar nessa profissão provavelmente significa que você é uma pessoa criativa -- use isso a seu favor quando elaborar seu seu currículo. Contrate um profissional especializado nesse tipo de documento para ver o seu quando estiver concluído, e assim garantir que esteja elegante e pronto.
Step 1
Liste seu nome completo, endereço, número de telefone, endereço de e-mail e website (se houver) no cabeçalho do currículo.
Step 2
Resuma seus pontos fortes e habilidades como cabeleireiro no topo de seu currículo. Use uma linguagem clara e descritiva ou uma frase cativante. Por exemplo, "Especializando-se em penteados complexos" ou "Especialista em coloração".
Step 3
Crie cinco seções principais: "meu objetivo" (objetivo da carreira), "quem sou eu" (perfil de carreira), "o que aprendi" (experiência profissional), "onde já trabalhei" (histórico profissional), e "onde aprendi meu ofício" (formação educacional). Sinta-se livre para criar seus próprios títulos criativos para essas seções, mantendo o formato geral de currículo.
Step 4
Resuma seu objetivo de carreira em uma linha. Mantenha-o curto e simples. "Colorir cabelos e fazer penteados para uma clientela de celebridades" seria um exemplo.
Step 5
Fale sobre seu passado na indústria do cabelo na seção perfil de carreira de seu currículo. Discorra sobre o tempo em que está no ramo, sucessos, pontos fortes e melhores qualidades. Isso pode incluir seu comprometimento com o serviço ao cliente, número de clientes satisfeitos ou reconhecimento de profissionais respeitados da indústria.
Step 6
Fale sobre a experiência, conhecimento e habilidades especiais que obteve ao longo de seu trabalho como cabeleireiro na seção de experiências profissionais de seu currículo. Use um formato com marcadores. Por exemplo, se você aprendeu a arte de cortejar clientes, fale sobre suas habilidades de relacionamento com o cliente. Se você sabe como gerenciar as operações do dia a dia do salão de beleza, inclua informações sobre isso também.
Step 7
Liste todos os salões de beleza onde trabalhou na seção de histórico profissional. Caso tenha trabalhado em muitos salões diferentes em sua carreira, foque em três ou quatro com maior movimento ou que sejam considerados salões de alto nível em sua área.
Step 8
Escreva informações sobre a escola onde se formou, incluindo o nome e ano da graduação, na seção educação. Se você se formou como melhor da turma, inclua tal informação. Se possui um diploma universitário, cite-o.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Dica
- Traga um portfólio de seu trabalhos anteriores (fotos de penteados) junto com você ao apresentar seu currículo para potenciais novos empregadores. Em muitos casos, seu portfólio vai receber mais atenção de um proprietário de salão de beleza do que um currículo escrito.
- Use uma fonte elegante, mas de aparência profissional, para acentuar o currículo em vez do padrão Times New Roman ou Arial. Você quer que o empregador veja sua criatividade junto a seu profissionalismo.
- Muitos contratantes irão ver os perfis de carreira e experiência profissional de seu currículo acima de tudo, então gaste uma boa quantidade de tempo escrevendo e aperfeiçoando essas seções.
- Se você ganhou prêmios notáveis como cabeleireiro, inclua essa informação em outra seção de seu currículo, intitulada "Prêmios da indústria" ou algo similar. Faça o mesmo se você tem habilidades adicionais que podem não se aplicar diretamente ao cargo (como proficiência em computadores) em uma seção separada com o título "Habilidades e interesses".
Sobre o Autor
Louise Balle has been writing Web articles since 2004, covering everything from business promotion to topics on beauty. Her work can be found on various websites. She has a small-business background and experience as a layout and graphics designer for Web and book projects.
Créditos Fotográficos
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images