×
Loading ...

Estágios na vida de um filhote de poodle

Os poodles são ótimos animais de estimação, mas é importante compreender as limitações do filhote antes de decidir comprar um. Além disso, é essencial conhecer todas as fases da vida de um poodle para entender melhor suas diferentes necessidades.

As necessidades de um poodle mudam conforme ele cresce (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Etapa 1: Transição

A fase de transição começa no dia em que o filhote nasce, quando ele abre seus olhos e, aos poucos, começa a responder a estímulos sonoros e luminosos. Esta fase dura de duas a três semanas e, durante este período, o animal é totalmente dependente de sua mãe para comida e conforto. Perto do final da terceira semana, o filhote aprende a andar e a reconhecer os brinquedos que lhe são dados. Portanto, essa é uma boa hora para apresentar um brinquedo de mastigar.

Loading...

Etapa 2: Progresso rápido

Esta é uma etapa importante no desenvolvimento de um poodle. O filhote rapidamente desenvolve seus sentidos durante este período, que começa a partir da terceira semana e dura por outras três ou quatro. É nessa etapa que ele aprende quem são seus familiares e se acostuma com o ambiente em que vive. Qualquer tipo de mudança brusca, como um ruído alto ou alguma experiência impactante, pode afetar a personalidade do animal. É importante que o filhote permaneça com a mãe, pois é nessa etapa que ele aprende técnicas de sobrevivência e, se ela for bem treinada, ele também desenvolverá alguns bons hábitos.

Etapa 3: Desenvolvimento social

Este é o período de desenvolvimento social e uma fase extremamente importante, que dura de quatro a sete semanas. Nela, junto com os outros filhotes, o animal aprende habilidades sociais, como interagir, morder e latir. Esta é a idade adequada para o início do adestramento e qualquer atitude agressiva deve ser controlada. Além disso, a mãe inicia o desmame dos filhotes e, consequentemente, o cachorro vai procurar fontes alternativas de conforto e começa a morder tudo o que vê, comportamento que perdurará até o começo da dentição. Não puna os filhotes por se aliviarem em casa ou brincarem de brigar, pois é um comportamento totalmente natural durante este estágio. Você pode carregar os filhotes por alguns minutos para começar a acostumá-los com a interação humana e, uma vez que eles estejam sendo desmamados, você pode introduzir alimentos sólidos macios nas suas dietas. Fique atento aos sinais de hipoglicemia, que pode ser desencadeada pela mudança alimentar. Se você pretende vender os filhotes, comece a procurar por possíveis compradores no final da sétima semana.

Etapa 4: Aprendizado

Esta fase dura de oito semanas a três meses e é o melhor momento para o dono desenvolver um relacionamento com o cão. Este é um período de grandes mudanças para o animal e ele pode parecer um pouco assustado, porque está em um novo ambiente e interagindo com novas pessoas. Escolha alimentos de boa qualidade e não mude a comida repentinamente, para evitar hipoglicemia. Os filhotes aprendem rápido e qualquer coisa que você deseja ensiná-los durante esta fase será apreendida imediatamente. Comece com os comandos simples, como "vem", "senta" e "fica" e acostume-o a barulhos altos ligando a televisão ou o rádio. Ainda nessa etapa, o filhote começa a desenvolver controle dos seus movimentos intestinais e bexiga, portanto, é uma boa hora para começar os treinos sobre onde fazer suas necessidades. No momento em que o animal completa 13 semanas de idade, ele aprende a dormir durante a noite toda.

Etapa 5: Fase final

Esta é a etapa mais longa do ciclo de desenvolvimento de um filhote e dura de quatro meses a um ano. Durante esta fase, ele cresce rapidamente, ganhando altura e peso, e começa a demonstrar maior independência. Este é o melhor momento para ensiná-lo a não fazer suas necessidades dentro de casa. Com um ano de idade, a fêmea já esta pronta para a reprodução, embora seja melhor esperar até que ela complete dois anos. Um poodle macho está pronto para se reproduzir com 9 meses de idade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...