Como fazer um salto espacate na ginástica

O salto espacate é um movimento básico da ginastica usado tanto nos níveis iniciais quanto nos avançados. Julgado a partir do estilo, posição dos braços, ângulo da abertura das pernas e altura, não há espaço para erros. Com os juízes deduzindo nota pelas menores infrações, você precisará de boas fundações para realizar saltos espacate perfeitos.
Step 1
Treine sua abertura em um tapete. Se não conseguir fazer um espacate no chão, também não vai conseguir fazer no ar: alongue-se até conseguir sentar confortavelmente em aberturas completas, e então peça para colegas segurarem as pernas da frente e de trás, alternadamente. Ginastas de elite conseguem aberturas de mais de 30 cm.
Step 2
Estimule seus músculos da perna. Para gerar o poder e impulso necessários para o salto e a abertura ao mesmo tempo, suas pernas - em especial a barriga da perna e o quadríceps - devem estar fortes e flexíveis.
Step 3
Ande ou corra antes de um salto espacate. O momento da frente do corpo não é tão importante quando o momento de sua perna frontal. Ao dar passadas rápidas ou correr, a perna que você estenderá à frente já estará em movimento: realizar um salto espacate de uma posição parada é muito mais difícil.
Step 4
Mantenha seus quadris retos. O maior erro de grande parte dos ginastas iniciantes é rotacionar o quadril da perna frontal para fora, para aumentar o ângulo de abertura, mas ao fazer isso, eles desbalanceiam o pouso. Para testar o posicionamento dos quadris, faça o espacate no chão e dobre seu pé traseiro para cima, em direção ao joelho. Seu pé deve formar uma linha perfeita com seu corpo: se ele pender para o lado, seus quadris estão na posição incorreta.
Step 5
Pouse em sua perna principal. Para um pouso suave e controlado, toque o chão com a porção metatarsal do pé, e então com sua outra perna. Tente não dobrar o joelho demais. Ao virar seu pé de apoio para o lado de fora, você poderá controlar o resultado final.
Dica
- Use a posição correta dos braços para a ginástica durante o salto. O braço oposto à perna principal deve se estender diretamente à frente, horizontalmente, e seu outro braço deve se estender reto para o lado.
Sobre o Autor
Glenda Taylor is a contractor and a full-time writer specializing in construction writing. She also enjoys writing business and finance, food and drink and pet-related articles. Her education includes marketing and a bachelor's degree in journalism from the University of Kansas.