Como evitar que as crianças caiam da parte de cima do beliche

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Em famílias com muitos filhos, os beliches costumam ser a solução mais popular para o problema da falta de espaço nos quartos. Utilizando-os, é possível colocar duas camas empilhadas no espaço que normalmente seria ocupado por apenas uma. A maioria das famílias procura colocar o filho mais ágil ou mais velho na cama de cima, acreditando que ele será aquele com menor chance de cair de lá no meio da noite. Desde o ano 2000, nos Estados Unidos, passou a ser obrigatória a colocação de pelo menos duas grades de proteção na cama superior. No entanto, caso queira, é fácil instalar um anteparo extra.

Passo 1

Posicione a cama em um dos cantos do quarto. Isso fará com que dois lados dela fiquem encostados contra as paredes, diminuindo o risco de queda de alguma criança.

Passo 2

Prenda a escada à armação da cama pela extremidade dela onde deverão ficar os pés do ocupante. Escadas removíveis podem escorregar ou soltar-se, contribuindo para o risco de queda de uma criança. A maioria das camas possui ferragens embutidas para fixar a escada. Se seu beliche for de um modelo antigo e não possuir essas ferragens, utilize a furadeira manual para criar orifícios na escada e na armação da cama, prendendo uma à outra com parafusos compridos e porcas.

Passo 3

Instale uma grade de proteção adicional removível sobre a lateral aberta da cama. Esse tipo de grade possui armações de metal, laterais flexíveis como as de um cercadinho para bebês e abas de metal, que deslizam para baixo do colchão. Elas são normalmente mais altas que as grades permanentes, o que fornece uma dose extra de proteção. Abra a aba, levante a beirada do colchão e deslize-a por baixo dele. Assim, essa grade móvel ficará erguida entre o colchão e a grade permanente da armação da cama.

Passo 4

Explique aos seus filhos algumas regras para utilizar o beliche. Diga a eles para não brincarem ali, especialmente na parte de cima, pois ele é feito apenas para dormir. Ensine-os também a subir e sair da cama utilizando a escada, e não os estrados dela.

Mais recentes

×