Como posicionar um paciente sobre uma aparadeira na cama

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Uma pessoa confinada a uma cama devido a uma doença, lesão ou deficiência pode precisar usar uma aparadeira para as suas necessidades fisiológicas. Colocar um paciente na aparadeira de forma correta aumenta o seu conforto e diminui o risco de acidentes. Ao fazer isso, explique o que está acontecendo a cada passo do processo. Comporte-se de uma forma que o paciente se sinta à vontade para diminuir o constrangimento. Também se assegure de proteger a privacidade da pessoa, fechando a porta e mantendo-a coberta com um lençol o máximo possível durante o procedimento.

Passo 1

Posicione o paciente de costas, no centro do leito. Caso a pessoa esteja em uma cama de hospital ou em outra cama ajustável, abaixe a cabeceira da cama de modo que o paciente fique deitado planamente.

Passo 2

Eleve um corrimão de um lado da cama e abaixo o corrimão no outro lado do leito caso o paciente já esteja na cama de um hospital ou em outra cama com trilhos. Caso a cama não tenha esse acessório, é bom ter uma outra pessoa próxima ao outro lado da cama para evitar que o paciente se desloque para fora.

Passo 3

Role o paciente para o lado da cama com um trilho elevado ou para o lado onde o seu ajudante está de pé.

Passo 4

Posicione a aparadeira contra as nádegas do paciente de modo que elas se encaixem no centro da panela.

Passo 5

Role o paciente de volta para as suas costas. Pergunte se ele se sente confortável na aparadeira, ou pelo menos o mais confortável possível. Cubra-o com um lençol e adicione um cobertor caso ele sinta frio.

Passo 6

Eleve a cabeceira da cama caso o paciente já esteja em uma cama de hospital ou em outra cama ajustável até que ele se sinta confortável. Use travesseiros para sustentá-lo de forma confortável caso a cabeceira da cama não possa ser levantada.

Passo 7

Se for o caso, eleve o corrimão abaixado.

Mais recentes

×