Como posicionar um paciente sobre uma aparadeira na cama
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Uma pessoa confinada a uma cama devido a uma doença, lesão ou deficiência pode precisar usar uma aparadeira para as suas necessidades fisiológicas. Colocar um paciente na aparadeira de forma correta aumenta o seu conforto e diminui o risco de acidentes. Ao fazer isso, explique o que está acontecendo a cada passo do processo. Comporte-se de uma forma que o paciente se sinta à vontade para diminuir o constrangimento. Também se assegure de proteger a privacidade da pessoa, fechando a porta e mantendo-a coberta com um lençol o máximo possível durante o procedimento.
Step 1
Posicione o paciente de costas, no centro do leito. Caso a pessoa esteja em uma cama de hospital ou em outra cama ajustável, abaixe a cabeceira da cama de modo que o paciente fique deitado planamente.
Step 2
Eleve um corrimão de um lado da cama e abaixo o corrimão no outro lado do leito caso o paciente já esteja na cama de um hospital ou em outra cama com trilhos. Caso a cama não tenha esse acessório, é bom ter uma outra pessoa próxima ao outro lado da cama para evitar que o paciente se desloque para fora.
Step 3
Role o paciente para o lado da cama com um trilho elevado ou para o lado onde o seu ajudante está de pé.
Step 4
Posicione a aparadeira contra as nádegas do paciente de modo que elas se encaixem no centro da panela.
Step 5
Role o paciente de volta para as suas costas. Pergunte se ele se sente confortável na aparadeira, ou pelo menos o mais confortável possível. Cubra-o com um lençol e adicione um cobertor caso ele sinta frio.
Step 6
Eleve a cabeceira da cama caso o paciente já esteja em uma cama de hospital ou em outra cama ajustável até que ele se sinta confortável. Use travesseiros para sustentá-lo de forma confortável caso a cabeceira da cama não possa ser levantada.
Step 7
Se for o caso, eleve o corrimão abaixado.
Advertência
- Se o paciente for muito pesado ou difícil de rolar para o lado, peça para alguém ajudá-lo para que você não se machuque, tampouco o paciente.
Sobre o Autor
Kelly Morris has been making a living as a writer since 2004. She attended the College of Mount St. Joseph with a major in social work and minor in women's studies. Her work has appeared in a number of print publications including Caregivers Home Companion, Midwifery Today and Guide.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images