Como evitar danos aos nervos em uma venipunção
Evitar danos nos nervos ao realizar uma venopunção exige a utilização de um procedimento correto durante a coleta de sangue. As punções venosas, realizadas corretamente, possuem baixo risco de qualquer tipo de lesão, e uma adequada compreensão da anatomia humana (a localização dos nervos adjacentes às veias) e a capacidade de introdução com sucesso numa veia utilizando o menor número de tentativas irão minimizar ainda mais esse risco. Este tipo de experiência vem através de anos de estudo e prática, mas é importante mantê-la em mente a qualquer momento para evitar lesões nervosas em sua carreira de flebotomia.
Step 1
Escolha o local da venopunção com cuidado. Existem várias áreas do corpo que possuem um risco mais elevado de atingir ou danificar os nervos do que outros (por exemplo, o interior do punho).
Step 2
Use uma técnica venopunção adequada. Palpite e localize a veia completamente antes de introduzir uma agulha, observe a direção e a profundidade da veia e use um ângulo de inserção da agulha adequado a ela.
Step 3
Estique a pele e fixe a veia com o dedo enluvado antes perfura-la, minimizando o risco de "perdê-la", acertando um nervo (ou causando um hematoma).
Step 4
Ouça e observe o paciente. Se acertar um nervo, o paciente pode sacudir o braço ou descrever uma dor chocante e, caso o relate, pare imediatamente o procedimento e remova a agulha. Instrua-o a elevar o braço e utilize gelo com ligeira pressão sobre o local.
- "Phlebotomy Simplified"; Diana Garza; 2008 [em inglês]
- Nursing Magazine (Revista de enfermagem) [em inglês]
- Caso tenha medo de que possa ter atingido ou danificado um nervo, registre o procedimento completamente usando o sistema de comunicação do laboratório ou empresa. Faça isso o mais rápido possível a fim de registrar o maior número de detalhes que puder.