×
Loading ...

Como evitar que placas de gesso rachem nas emendas

Instalar placas de gesso requer planejamento cuidadoso para que o acabamento e a aparência das paredes permaneça o melhor possível depois delas secarem. Rachaduras costumam ocorrer nas emendas entre as placas, especialmente nos cantos ou ao redor dos montantes de portas e janelas. Emendas de expansão são menos suscetíveis à rachaduras, mas sobre certas circunstâncias também podem ser avariadas.

Dicas para fazer as emendas das paredes durarem bastante (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Os fatos

As emendas onde duas placas de gesso se unem costumam ser cobertas por uma fita à base de malha ou de papel que depois são cobertas com massa. Emendas feitas para se deslocarem normalmente utilizam um sistema de expansão para lidar com a vibração. Peças planas de vinil são dispostas nas duas placas de gesso utilizando massa de calafetar, diz Myron Ferguson em "Drywall: Professional Techniques for Great Results" (Placas de gesso: Técnicas profissionais com grandes resultados). A massa e os trilhos de metal absorvem melhor o impacto e a vibração, diferente do sistema com massa e fita, que costuma rachar facilmente.

Loading...

Motivos

Apesar das emendas serem projetadas para evitar o aparecimento de rachaduras, quantidades excessivas de tensão ou vibração na parede fará com que o gesso rache em volta da emenda. Quando a umidade do ar varia de um inverno seco para um verão úmido, a madeira nos montantes das portas da casa incha. Isso força as emendas do gesso a separar-se e causa as rachaduras, explica a Associação dos Componentes de Construção Estrutural americana. Quando o montante é construído de forma incorreta, a pressão cresce o suficiente para rachar o gesso até mesmo ao redor de uma emenda feita para se expandir.

Consertos

Em algumas emendas de gesso com rachaduras, o conserto envolve adicionar uma emenda de expansão. Se uma emenda flexível ainda causar rachaduras, será necessário reparar a estrutura. Um defeito na fundação pode ser apontado por várias rachaduras que se formam ao redor das emendas de expansão quando a fundação se movimenta, diz o site Trained Eye Home Inspection. Alinhar as treliças, vigas e estruturas das paredes construídas de forma incorreta, exige a remoção das placas de gesso, em alguns casos, mas pode ser a única alternativa para evitar o surgimento de mais rachaduras.

Prevenção

Se você já sabe que a flutuação na umidade ou solo úmido causarão grande pressão sobre as emendas do gesso, tente melhorar o sistema contra vibração. Utilize um produto de junção com um material de vinco mais profundo no meio da peça, para tornar a emenda mais flexível e capaz de lidar com a vibração sem rachar, recomenda John D. Wagner no "Drywall: Pro Tips for Hanging & Finishing" (Gesso: Dicas profissionais para pendurar e dar acabamento). Adicionar uma camada mais espessa de massa de calafetar quando for colocar a tira de vinil no gesso também aumenta o amortecimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...