Como elaborar o enquadramento teórico para um estudo

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os projetos de pesquisa de mestrado e doutorado devem ser aprovados pelo corpo docente da universidade. Antes de ser iniciado, o projeto precisa ser revisado e a pesquisa aprovada pelo conselho diretivo em um departamento ou pelo orientador do aluno. A proposta da pesquisa e a subsequente apresentação do relatório ao final são muito formais, e os estudantes devem organizar suas ideias de acordo com um formato predeterminado. O trabalho começa com um enquadramento teórico formal que descreve o projeto e sua finalidade.

Passo 1

Escreva a introdução para a pesquisa de forma que crie no leitor o interesse pelo tema. O enquadramento teórico deve mencionar as pesquisas anteriores sobre o assunto que será abordado e apontar os problemas ou áreas existentes que ainda não foram estudados. O enquadramento identifica a finalidade da nova pesquisa através da discussão do conjunto de conhecimento existente sobre o tópico.

Passo 2

Explique, em termos gerais, o fundamento para o problema que existe e descreva como o estudo proposto é conduzido para investigar os problemas existentes ou as lacunas deixadas pela pesquisa anterior.

Passo 3

Continue descrevendo o caso do estudo e construa o enquadramento fazendo referência às pesquisas anteriores. A maior seção de uma dissertação de mestrado ou doutorado será a revisão da literatura. Essa parte do projeto, que ocupa de 50 a 60 páginas, revisa a pesquisa e as estatísticas realizadas anteriormente sobre a área relacionada à investigação proposta. O enquadramento teórico apresenta a revisão de literatura, tocando em temas importantes relacionados à pesquisa proposta.

Passo 4

Ligue os pontos entre a pesquisa, o problema e o público-alvo específico. Quando o enquadramento teórico for concluído, o leitor deve ser capaz de entender o conteúdo e o contexto do problema, como ele afeta a área relacionada, quem estará envolvido no projeto de pesquisa e quem poderá se beneficiar com ela.

Mais recentes

×