Exercícios para as mãos depois de uma cirurgia de tunel carpiano

••• hand image by Christopher Hall from Fotolia.com

A cirurgia pode aliviar imediatamente os sintomas da síndrome de túnel carpiano, mas a recuperação funcional completa pode demorar meses, segundo o Instituto Nacional de Transtornos Neurológicos e Acidentes Cerebrovascular. A fisioterapia e os exercícios de mão que se fazem em casa, são uma parte importante da recuperação.Em que momento de sua recuperação você fará os exercícios dependerá se o túnel carpiano foi aberto ou se a cirurgia foi endoscópica assim como das recomendações especificas de seu medico para você.

Grado de movimiento de los dedos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

É importante aumentar o grau dos movimentos tanto dos pulsos como dos dedos, porem não flexione o pulso e os dedos ao mesmo tempo durante pelo menos três semanas após a cirurgia, como adverte a Associação Cirúrgica de Mãos de Boston. Para aumentar o grau de movimento dos dedos, comece movendo-os. Faça movimentos de flexão e extensão varias vezes. Com a palma virada para baixo e o pulso reto, estenda os dedos tão amplamente quanto seja possível. Logo, com a palma da mão sobre uma mesa, levante cada dedo individualmente. Agora com a palma de sua mão para cima, levante e toque com o seu polegar cada uma das pontas de seus dedos. Repita varias vezes estes exercícios.

Grau de movimento do pulso

Visage/Stockbyte/Getty Images

Sente-se com seu antebraço apoiado sobre o braço de uma cadeira e deixe sua mão suspendida no borde anterior. Sem mover o antebraço, dobre o punho para cima lentamente fazendo com que a palma de sua mão fique virada para fora e baixe-a lentamente outra vez.Coloque seu antebraço sobre uma mesa e ponha sua outra mão atrás do pulso.Faça movimento de um lado ao outro.Repita estes exercícios várias vezes, lembrando de flexionar e extencer o punho a medida que você se sinta mais comodo, e mantenha a posição por alguns segundos.

Feche o punho, com os dedos apontando para o seu pulso, faça movimentos circulares tanto para a esquerda como para a direita.Você também poderá fazer com os dedos retos nas três primeiras semanas depois da cirurgia, quando os dedos e o punho não deveriam flexionarse simultaneamente.

Flexão do punho

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Também conhecido como deslizamento dos tendões, estes exercícios movem seus dedos e mantém o punho reto, segundo eMedTV. Comece com os dedos em linha reta, em seguida, dobre-os em forma de gancho, de modo que as pontas dos dedos descanse sobre a parte superior da palma da mão, justo por debaixo da base dos dedos.Estire outra vez e dobre-os para baixo com o punho reto, e com a ponta dos dedos descansando sobre a base da palma da mão.Estire os dedos uma vez mais e feche o punho completo com os dedos incruvados dentro da palma

Fortalecimento

Visage/Stockbyte/Getty Images

Fortaleça a força do punho e dos dedos após uma cirurgia de tunel carpiano agarrando uma pequena bola suave.Mantenha a bola na palma de sua mão, trate de apertar com força, com os dedos e o polegar, e abra a mão. Além disso, você pode espremer a bola sob seus dedos como se estivesse tentando tocar o fundo de sua palma.Toque com o seu polegar a ponta dos dedos sobre a bola.

Mais recentes

×