×
Loading ...

Experiências científicas fáceis de fazer em escolas

Experiências científicas permitem educar as crianças ilustrando-se conceitos abstratos. Há vários experimentos simples que podem ser feitos em escolas e que não envolvem muitos equipamentos. Provavelmente os materiais necessários já estarão prontamente disponíveis.

Uma boa experiência escolar é fazer uma bateria por conta própria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bateria de limão

É possível ensinar os princípios da eletricidade fazendo uma bateria de limão. Utilize um limão, um prego de aço, um prego de cobre, um pedaço de fio fino e uma lâmpada. Corte dois pedaços do fio e desencape 1,30 cm de cada ponta deles. Envolva uma ponta de um deles na cabeça do prego de aço e uma ponta do outro fio na cabeça do prego de cobre. Em seguida, insira os dois pregos na fruta, a cerca de 5 cm de distância um do outro. Não deixe que eles se encostem. Por fim, encoste a outra ponta dos fios aos terminais da lâmpada e termine, assim, uma bateria de células úmidas.

Loading...

Eletricidade estática

Eletricidade estática ocorre quando não há equilíbrio de elétrons em um objeto que não conduz eletricidade e que não se descarrega até encostar em algo, como um objeto metálico, que esteja ligado ao solo. Rasgue uma folha de jornal em várias fatias pequenas, de cerca de 2 cm x 7 cm. Pegue um tubo ou pente plástico — os de náilon funcionam bem ù e esfregue-o em um tecido de lã ou náilon por cerca de dez segundos. Segure-o a cerca de 30 cm acima do jornal e depois mova-o em direção ao jornal. O papel voará e grudará no plástico.

Magnetismo

Transforme um prego em um ímã para mostrar como o magnetismo pode ser transferido a outro objeto metálico. Consiga um ímã e um prego de 8 cm. Esfregue o último em uma das pontas do primeiro, levante-o e recomece. Repita o processo mais ou menos 20 vezes, esfregando sempre na mesma direção. Coloque alguns clipes de papel em uma mesa e encoste a ponta do prego neles. Assim, eles serão atraídos pelo objeto magnetizado.

Eletroímã

Eletroímãs são uma ótima maneira de ilustrar a conversão de uma corrente elétrica em um ímã. Envolva o corpo de um prego de 8 cm com um fio fino, de cima para baixo até que apenas 1 cm da parte de baixo esteja descoberta. Repita o processo, dessa vez de baixo para cima, e deixe que o fio tenha uma ponta solta de 10 cm, tanto em cima quanto embaixo. Encoste as pontas do fio nos pólos de uma pilha e prenda-os com uma fita adesiva para fixar. Por fim, movimente o prego em direção a alguns clipes de metal, que serão atraídos pelo objeto magnetizado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...