Como extrair cera de abelha de favos de mel

Cultivar abelhas em um apiário tem vários benefícios, incluindo a possibilidade de colher mel, favos e cera. Pode-se extrair a cera de abelha do favo de mel ao extrair o mel, já que é necessário remover as cápsulas de cera do favo para remove-lo. Usar a cera retirada dos favos é uma boa maneira de fazer uso de todos os produtos de seu apiário e você ainda pode usa-la para fazer velas caseiras e outros projetos de artesanato.

Passo 1

Remova as molduras que contêm o mel que você deseja colher, já que é dessas molduras que se extrai a cera.

Passo 2

Posicione as molduras de forma que os dois lados estejam expostos ao ar.

Passo 3

Verifique se há larvas nas molduras, já que os favos contendo larvas não são abandonados pelas abelhas e devem ser postos de volta na colmeia.

Passo 4

Espere que a maioria das abelhas voem para longe do favo antes de colher a cera, e abane as abelhas que sobrarem (ou use um método alternativo para removê-las das molduras antes de colher, como uma fórmula repelente).

Passo 5

Extraia a cera fazendo um corte na moldura com um canivete ou um extrator.

Passo 6

Colha a cera deixando as cápsulas em um coador em cima de um balde, permitindo que o mel pingue da cera e a deixe limpa.

Passo 7

Remova a cera do mel conforme colhe os favos e adicione pequenos pedaços de cera às capsulas onde foram cortadas nas molduras.

Passo 8

Lave os pedaços de cera com água gelada depois que todo o mel tiver escorrido.

Passo 9

Ponha a cera colhida em uma tigela de água morna para amolecê-la até que ela tenha uma consistência maleável ou a derreta em uma caldeira para evitar que queime.

Passo 10

Armazene a cera em um recipiente impermeável para usar depois ou trabalhe com ela imediatamente após a colheita.

Mais recentes

×