O que fazer para que flores naturais durem para sempre

••• Pixland/Pixland/Getty Images

Flores que fazem parte de um arranjo ou que são dadas a alguém em uma ocasião especial, como as rosas, podem ser preservadas para durar para sempre -- ou pelo menos um bom tempo. Flores preservadas em cera ou glicerina podem ser admiradas por muitos anos e são uma lembrança de uma época ou evento especial. Você pode fazer com que as flores naturais durem mais se começar o processo de conservação antes que elas comecem a murchar.

Preparando a parafina

Passo 1

Coloque as flores na geladeira por pelo menos uma hora. A parafina irá aderir melhor se as flores estiverem resfriadas.

Passo 2

Encha cerca de 1/3 da panela com água e leve-a ao fogo. Ajuste em chama baixa para começar a aquecer a água.

Passo 3

Corte a parafina em pequenos pedaços e coloque-os dentro da lata de café.

Passo 4

Coloque a lata de café, com os pedaços de parafina, dentro da panela. Dessa forma, você cria um conjunto para banho-maria para derreter a parafina.

Passo 5

Forre a bancada ou outra superfície com jornal e papel encerado enquanto a parafina derrete. O jornal absorverá todos os respingos e evitará que a cera grude na bancada.

Passo 6

Depois que a parafina tiver derretido completamente, segure a flor pelo caule e mergulhe-a na substância.

Passo 7

Retire a flor da parafina e use uma colher para aplicar a substância sobre o caule e as folhas para ter certeza de que todas as superfícies estão cobertas.

Passo 8

Deixe a flor secar sobre o papel encerado.

Passo 9

Repita os três passos anteriores para concluir o processo com as flores restantes.

Solução de glicerina

Passo 1

Misture duas partes de água morna para uma parte de glicerina líquida em uma panela. Por exemplo: para cada duas xícaras de água, acrescente uma xícara de glicerina.

Passo 2

Coloque a solução de glicerina em um recipiente alto, como uma jarra ou garrafa que não seja de metal. Coloque o caule da flor na solução de água e glicerina.

Passo 3

Deixe a flor descansando na solução, com o caule submerso, por cinco a sete dias. Ela absorverá lentamente a solução de glicerina, que substituirá a água e preservará a eflorescência.

Passo 4

Passe as flores tratadas com glicerina para um vaso ou jarra seca e coloque-as em uma área fresca com boa circulação de ar por três a cinco dias. Isso permitirá que o restante de água seja removido do caule da flor.

Passo 5

Amarre os caules e pendure as flores de cabeça para baixo em um local fresco e escuro por mais duas ou três semanas para completar o processo de preservação.

Mais recentes

×