Faça você mesmo: Lapidação de pedras preciosas

••• Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images

A lapidação de uma pedra preciosa é uma técnica de lapidar fascinante que qualquer pessoa pode dominar tendo o equipamento adequado. A lapidação de uma pedra preciosa ou semi-preciosa envolve basicamente prender a pedra em um pino de suporte, manter o pino de suporte na altura apropriada e alinhado com a lapidadora e esmerilhar cada faceta sobre a roda de lapidar girando o pino de suporte para obter o corte desejado. Formate cada pedra começando na parte superior ou "coroa", então, a parte inferior ou "pavilhão" e, finalmente, a "cintura", a borda externa em torno da pedra. Os três principais aspectos que precisam ser considerados para a lapidação de pedras são a altura, ângulo e índice.

Passo 1

Ajuste a lapidadora para o corte de pedras. Coloque rodas ou discos de lapidar ou "lap" grosseiros para cada nova pedra. Quanto mais dura a pedra, mais grosseiras as rodas de lap precisam ser. Ligue a lapidadora na velocidade média. Lubrifique a roda jogando água delicadamente com os dedos sobre a roda em rotação. Desligue a máquina.

Passo 2

Examine cada pedra preciosa quanto à fraturas ou inclusões que possam tornar a formatação difícil. Também pode ser realizada modelagem prévia de cada pedra em um formato básico desejado usando ferramentas manuais antes de lapidação.

Passo 3

Prenda a pedra no pino de fixação usando cera como um adesivo. Conecte a outra extremidade do pino de fixação à coluna da lapidadora. Ajuste a altura e ângulo apropriados de acordo com o tipo de corte desejado.

Mais recentes

×