Como fazer um farol com vasos de barro

••• Jonathan Fong

Faróis são um elemento decorativo comum por sua origem náutica e também por simbolizarem um porto seguro e proteção. Este farol feito de vasos de terracota é bem fácil de montar e apresenta uma lanterna em cima para projetar uma luz intensa. Você poderá colocá-lo enfeitando o jardim ou usá-lo como centro de mesa para um luau.

Passo 1

Jonathan Fong

Para este projeto são necessários quatro vasos de barro. Eles podem ser do tamanho que você quiser, desde que tenham tamanhos decrescentes — grande, médio, pequeno e muito pequeno. Comece limpando-os com um pano úmido para remover poeira e detritos.

Passo 2

Jonathan Fong

Usando tinta acrílica para exteriores, que é impermeável e resistente às diferenças climáticas, pinte a borda do vaso de uma cor, e o corpo de outra. Foi escolhida a cor branca para pintar a borda dos vasos deste artigo. Aplique três demãos, deixando a tinta secar entre cada aplicação. Por enquanto, pinte apenas os vasos grande, médio e pequeno.

Passo 3

Jonathan Fong

Depois que a tinta das bordas secar, pinte o corpo dos vasos. Os vasos deste artigo foram pintados de vermelho, já que alguns dos mais admiráveis faróis na realidade são dessa cor. Como feito anteriormente com a tinta branca, dê três demãos, deixando que cada uma seque entre as aplicações. Não tem problema se as pinceladas ficarem aparentes — isso aumenta a aparência antiga do farol.

Passo 4

Jonathan Fong

Usando tinta preta e um pincel pequeno, pinte retângulos nos vasos para fazer janelas. Caso não consiga desenhá-las à mão, faça um molde retangular com um pedaço de fita crepe e pinte dentro dele. Se você utilizar um molde, um pincel mais seco será melhor que um mais úmido para evitar que a tinta escorra por baixo da fita.

Passo 5

Jonathan Fong

Pinte os dois lados dos pires e também o vaso de barro menor com uma cor contrastante. Para este farol foi escolhido o azul marinho. Esses três elementos serão usados para fazer a lanterna em cima do farol.

Passo 6

Jonathan Fong

Posicione o vaso de barro maior de cabeça para baixo e passe um pouco de adesivo permanente ao redor da borda do fundo — que agora está para cima. Espalhe também um pouco de cola apenas por dentro da borda do vaso médio para que o adesivo não fique exposto.

Passo 7

Jonathan Fong

Coloque o vaso de barro médio de cabeça para baixo por cima do maior, de forma que se toquem onde o adesivo foi posto. Verifique se eles estão nivelados. Repita esse passo com o vaso pequeno, colando-o ao médio com adesivo. Siga as instruções de tempo de secagem na embalagem do produto.

Passo 8

Jonathan Fong

Passe um pouco de adesivo na base do vaso pequeno e posicione um dos pires de barros por cima.

Passo 9

Jonathan Fong

Passe um pouco de adesivo na borda do vaso muito pequeno e cole-o no outro pires, que também deve estar invertido. Essa é a tampa da lanterna do farol.

Passo 10

Jonathan Fong

Coloque o suporte de vidro para velas no pires em cima do farol, inserindo dentro dele uma vela eletrônica de LED. Cubra o suporte de velas com a tampa feita no passo anterior e o farol estará completo.

Mais artesanatos de vaso de barro

Passo 1

Carrie Waller

Para obter mais ideias criativas do que pode ser feito com vasos de barro, verifique este divertido projeto:

Ideias para pintar vasos de flores

Mais recentes

×