Como usar fio de alumínio subterrâneo

••• meter housing image by jimcox40 from Fotolia.com

Apesar de o fio de alumínio ser mais barato do que o de cobre, não é tão bom condutor. Na década de 1970, o fio de alumínio era uma escolha popular para instalação elétrica domiciliar. Desde então, tem sido uma das principais causas de incêndios domésticos. Ao utilizar o fio de alumínio, precisará de um calibre maior do que na utilização do de cobre. Por exemplo, para um calibre 8 de cobre, você deverá utilizar calibre 6 do de alumínio. Recomenda-se apenas o uso de fios de liga de alumínio de série 8.000 e um dispositivo especial de dobra com um conector antioxidante, quando conectar ao cobre. Atualmente, o único fio de alumínio utilizado é o da principal entrada de serviço da casa. Ele pode ser enterrado no subterrâneo ou passar por um conduíte.

Passo 1

Escave um canal de 50 cm de profundidade, do poste onde a empresa de eletricidade fará a conexão até o local onde você conectará o medidor principal para a casa. Remova todas as pedras grandes da vala.

Passo 2

Meça e marque, de 1,50 m a 1,80 m de altura a partir do chão, na parede exterior, onde o medidor principal será centralizado. Ele precisará ter uma distância de, pelo menos, 90 cm de qualquer janela ou porta. Remova o interruptor de 5 cm de circunferência na parte posterior e inferior do medidor, denominado "nocaute". Instale um conector AWG de 5 cm e a bucha plástica no nocaute de 5 cm na parte posterior do medidor.

Passo 3

Perfure um orifício de 8 cm na marca onde o medidor será fixado. Empurre o cabo 4/0 AWG através desse furo e passe-o até o local da caixa de disjuntor, dentro da casa. Instale outro conector AWG de 5 cm e uma bucha plástica no centro superior da caixa e empurre o cabo 4/0 AWG através do conector.

Passo 4

Com um estilete, remova a cobertura plástica do cabo. Descasque 1,2 cm das pontas dos fios de alumínio dentro do cabo. Mergulhe as pontas desses fios em uma pasta antioxidante, prevenindo a oxidação do alumínio.

Passo 5

Insira os dois fios negros nos dois suportes principais no topo das ligações principais. Aperte os fios nos suportes. É muito importante fazer uma conexão firme ao usar cabeamento de alumínio. Conecte o fio branco (ou preto com uma listra branca) à ligação neutra e conecte o fio sem isolamento ao suporte da barra de ligação do aterramento.

Passo 6

Empurre o cabo 4/0 AWG através do conector na parte posterior do medidor principal. Ligue o medidor de eletricidade ao exterior da casa, usando parafuso para exterior.

Passo 7

Remova a cobertura plástica do cabo e desencape 1 cm das pontas de cada fio. Mergulhe as pontas na pasta antioxidante. Conecte os fios pretos às ligações principais no medidor, firmando-os o máximo possível. Conecte o fio branco, ou o preto com a listra branca, e o aterramento sem isolamento à barra de ligação de aterramento neutra.

Passo 8

Instale a haste de aterramento de 2,5 m em um ângulo de 45° no chão, usando uma marreta. Prenda a abraçadeira de haste de aterramento na ponta da haste. Insira um fio de aterramento de cobre tamanho 6 do medidor principal à abraçadeira da haste de aterramento. Prenda a ponta no medidor principal na barra de ligação de aterramento neutra.

Passo 9

Marque uma visita do inspetor elétrico local para avaliação e contate a companhia elétrica local para a instalação do cabeamento na vala, do poste de eletricidade ao medidor principal. Preencha o canal após a fixação do cabeamento. Remova todas as pedras grandes do solo, antes de preencher a vala novamente.

Mais recentes

×