Como fixar uma samambaia-chifre-de-veado em uma placa de madeira
A samambaia-chifre-de-veado, ou Platycerium bifurcatum, é uma planta epífita, por isso, ela não necessita de um solo -- uma característica que se presta a vários tipos de decorações diferentes. Ao contrário de todas as plantas cultivadas em vasos, a samambaia-chifre-de-veado pode ser fixada e pendurada em uma superfície vertical, onde ela crescerá verticalmente.
Step 1
Deixe o esfagno de molho durante algumas horas, de preferência da noite para o dia. No caso de uma samambaia jovem, você deve usar um punhado generoso de musgo, aproximadamente do tamanho de uma laranja.
Step 2
Perfure três buracos na placa de madeira para formar um triângulo com lados de 10 cm. Posicione esse triângulo de modo que seu centro seja de 2,5 a 7,5 cm abaixo do centro vertical da placa. Lembre-se que a planta crescerá verticalmente, preenchendo uma área grande, e que a placa não pode ficar muito pesada no topo.
Step 3
Fixe dois olhais para parafuso a cerca de 10 cm de distância entre si, na parte de trás da placa perto do topo, e conecte-os com arame. Você pode usar outros tipos de suportes, mas tenha em mente que, conforme a planta crescer, seu centro de gravidade irá mudar. O arame permite o melhor ajuste possível.
Step 4
Passe uma linha de pesca ou uma mangueira de náilon de 50 cm de comprimento através de dois dos furos na placa. Passe outra através do terceiro buraco e amarre-as juntas na parte de trás, com três extremidades da linha ou da mangueira estendendo-se da frente da placa em comprimentos iguais.
Step 5
Determine a parte superior de sua samambaia. Quando a planta estiver fixada, o broto deve apontar para cima, portanto planeje bem.
Step 6
Coloque o esfagno no centro do triângulo. Faça uma cavidade no centro do musgo e deposite a samambaia nela.
Step 7
Use as extensões de linha ou mangueira para amarrar a planta e o musgo firmemente no lugar. Apare o restante do fio.
Step 8
Pendure a placa em um prego ou um gancho na parede, em luz indireta ou parcial. Sydney Park Brown, da Universidade da Flórida, sugere regar apenas uma vez por semana em climas quentes, ou mesmo esperar até que sua planta murche um pouco antes de regar.
Agora todos os seus vasos de plantas ficarão com inveja e sua samambaia-chifre-de-veado tem um lugar de honra na parede, como uma obra de arte emoldurada.
Referências
Dica
- O esfagno pode não ficar completamente umedecido quando regado a partir do topo da placa. Por isso, embora o excesso de regas seja mais perigoso do que a escassez de água, você pode ocasionalmente remover a placa da parede e mergulhá-la completamente na água para se certificar de que as raízes tenham acesso à umidade.
Advertência
- A luz solar direta e o excesso de regas podem matar a samambaia-chifre-de-veado.
Sobre o Autor
John McKenna holds a teaching degree from Rhode Island College and graduated from the acting, directing and playwriting program at The Trinity Rep Conservatory. He's been a writer for 16 years and has published two novels. His stories have appeared in "Portfolio" and "Art:Mag." He taught English in China for two years. He continues to work as an actor and a teacher of acting.