Por que flores de tomate secam e caem?
tomato image by Hao Wang from Fotolia.com
O tomate é uma das frutas favoritas entre os americanos. Eles existem em vários tamanhos, desde o pequeno tomate-cereja até o impressionante "beefsteak" (que consiste em um tomate com peso de 450 gramas ou mais) e vários tipos têm sido plantados em climas específicos. Se você não tomar cuidado com que tipo de tomate está plantando em seu jardim, pode acabar sofrendo com a queda das flores, que é a condição onde a planta floresce, mas as flores morrem e caem sem produzir nenhum fruto.
Causas da queda das flores
As principais causas pelas quais as flores de um pé de tomate secam e caem são fertilização em excesso e condições adversas do clima. Segundo a Universidade de Nevada, a queda é causada pelo seguinte: temperaturas muito altas ou muito baixas, baixa umidade, produção de muitos frutos, irrigação inadequada e fracas práticas de fertilidade.
Temperaturas
Como muitas plantas, os tomates são sensíveis às diferenças extremas de temperatura. Os pés de tomate prosperam em temperaturas entre 21ºC e 32ºC, e só toleram uma curta exposição a temperaturas acima de 32ºC e abaixo de 12ºC. Se o pé de tomate floresceu e passou por quatro noites de temperaturas muito baixas, as flores cairão. Temperaturas noturnas acima de 23ºC possuem o mesmo efeito nas flores. Isso acontece porque muito calor à noite faz com que a planta utilize todas as reservas de alimentos que produz durante o dia.
Polinização
A polinização bem sucedida é crucial para que uma flor produza um fruto. Se você vive em uma área que normalmente tem dias calmos de verão, sem vento, a falha na polinização pode ser um dos principais culpados da queda das flores. Outro fator que pode atrapalhar no processo de polinização é a falta de umidade. As flores do tomate precisam que a umidade relativa de seu ambiente esteja entre 40 e 70% para que o estigma do pistilo fique grudento o suficiente para que o pólen grude e fertilize a flor.
Método de polinização sugerido
Em temperaturas acima de 32ºC, o pólen das flores fica pegajoso e não é considerado viável. O setor hortícola da Universidade de Nevada recomenda direcionar um grande fluxo de água às flores duas vezes por dia durante as horas mais quentes para encorajar a polinização. A água evaporará rapidamente no calor e diminuirá a temperatura ao redor das flores, enquanto eleva a umidade relativa do ar. Isso solta o pólen e aumentará a produção de frutos.
Conjunto pesado de frutos
Às vezes, um pé de tomate novo produz muitos frutos e não consegue sustentá-los. Para evitar que mais frutos cresçam em uma planta que já está sobrecarregada, as flores se definharão e cairão. A melhor atitude a se tomar quando isso acontece é colher todos os frutos que estão crescendo e remover as flores. Quando eles forem removidos, a planta será capaz de começar o ciclo novamente e novas flores começarão a aparecer.
Problemas de irrigação
Regar demais as plantas, a seca e o estresse hídrico contribuem para a queda das flores. Pouca água, assim como irrigação excessiva em solos grossos e pesados que não drenam adequadamente, pode evitar que as raízes cresçam. Para evitar esse problema, certifique-se de manter a zona da raiz da planta, que possui uma profundidade de 90 cm a 1,5 m, uniformemente regada. Certifique-se de que o solo está lavrado adequadamente para manter a irrigação suficiente do sistema de raízes.
Referências
Sobre o Autor
Alexis Rohlin is a professional writer for various websites. She has produced works for Red Anvil Publishing and was one of the top 10 finalists in the 2007 Midnight Hour Short Story Contest for OnceWritten.com. Rohlin holds a Bachelor of Fine Arts in English from Madonna University.
Créditos Fotográficos
tomato image by Hao Wang from Fotolia.com