Por que as folhas do meu alecrim estão ficando amareladas?

Um alecrim saudável tem uma cor verde forte

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Como a maioria das ervas, o alecrim é fácil de cuidar e cultivar. No entanto, ele tem sua parcela de problemas que podem fazer com que as folhas comecem a amarelar. Normalmente, se agir rapidamente, você pode salvar a planta, já que a maioria dos problemas que causam o amarelamento é causada ​​por falta de cuidados adequados.

Água

Se todo o pé de alecrim estiver amarelado, incluindo todas as folhas, é provável que a planta não tenha recebido água o suficiente. Verifique o nível de umidade do solo inserindo um dedo por cerca de 2 cm de profundidade. Se ele estiver seco, dê um pouco de água à planta. Em alguns casos, pode ser tarde demais e o alecrim morrerá; no entanto, muitas plantas voltarão a ser saudáveis assim que começarem a receber água regularmente.

Nutrientes

Se um pé de alecrim estiver não estiver recebendo nutrientes essenciais, principalmente nitrogênio, pode começar a ficar amarelado. Fertilize a planta com um fertilizante geral, repetindo o tratamento a cada um ou dois meses, durante a primavera e o verão, principalmente se a planta estiver sendo cultivada em um plantador ou pote.

Luz

O alecrim mantido em um pote em uma varanda ou dentro de casa pode não receber luz suficiente para ser saudável. Uma planta que não recebe luz começará a amarelar e, eventualmente, murchará e morrerá. Mova o alecrim para um lugar onde ele receba de oito a 10 horas de luz solar indireta por dia, ou coloque-o ao ar livre.

Insetos

Infestações de insetos, como tripes, mosca branca e pulgões, podem causar danos às folhas de um pé de alecrim. Eventualmente, isso faz com que as folhas fiquem amarelas e marrons. O dano é normalmente limitado a uma única seção da planta em vez dela toda, como no caso de falta de água, nutrientes e luz solar. Pulverize a planta com uma mistura de detergente e água para matar os insetos.

eHow Brasil
×