Como funcionam os canivetes automáticos?

Canivetes automáticos escondem instrumentos complexos

knife image by Albert Lozano from Fotolia.com

Canivetes automáticos são uma versão de facas com lâmina oculta. Ao pressionar um botão ou algo similar, a lâmina rapidamente aparecerá. Em alguns estados e países, esses canivetes são ilegais.

Tipos e peças

Os canivetes automáticos possuem formas e tamanhos variados e, por isso, os mecanismos de operação podem ser levemente distintos. Contudo, geralmente o mecanismo de operação consiste de uma trava retangular (que está conectada ao botão externo do canivete) e uma mola que está conectada às duas peças de metal em forma de "L". Os clipes de fixação e as molas trabalham dentro de um pequeno espaço, para exercer pressão sobre a lâmina.

Função

Ao pressionar o botão de um canivete, a trava retangular se move. Essa trava pressiona os clipes de fixação. Dentro desses clipes há uma pequena mola que faz com que a trava seja retida, o que põe pressão na mola maior que está conectada à peça em forma de "L", que está pressionada contra a lâmina. Quando a trava termina de pressionar o clipe, a tensão dentro da mola contraída faz a lâmina ser disparada do cabo entre as peças em "L". Outro clipe de fixação, na ponta, que está constantemente pressionado, desliza por baixo da lâmina assim que ela atinge o limite.

História

Os canivetes automáticos são ilegais, em alguns países. Nos anos 1950, filmes famosos retrataram personagens obscuros empunhando canivetes automáticos. Essas tendências e aparições na cultura popular ajudaram a ilegalizar esse tipo de canivete, em alguns lugares.

eHow Brasil
×