×
Loading ...

Gases depois de nadar

Soltar gases é um sinal de que o sistema digestivo está funcionando normalmente, e o que parece excessivo pode ser bem uma quantidade normal. A liberação de gases durante ou depois de nadar pode ajudar a prevenir e tratar a flatulência inoportuna com mudanças em seus hábitos alimentares e na rotina de natação.

Os gases podem resultar do excesso de ar engolido durante a natação (moodboard/moodboard/Getty Images)

Todos nós fazemos isso

Pessoas comuns liberam gases pouco mais de 14 vezes por dia, informa o site do Johns Hopkins. Soltar gases na piscina ou banho depois de nadar pode deixá-lo mais consciente sobre o fato; especialmente se escaparem na presença de outras pessoas, deixando-o envergonhado. Além de liberar gases depois de nadar, você também pode notar sintomas como o inchaço abdominal ou dores.

Loading...

O ar que respira

Engolir ar enquanto você nada, especialmente se nadar em um ritmo vigoroso, pode levar ao desenvolvimento de excesso de gases. Comer rapidamente ou mascar chiclete antes de nadar, assim como usar próteses dentárias móveis também pode levar ao desenvolvimento de flatulência. Certos tipos de alimentos são famosos por causar gases em alguns indivíduos. Eles incluem vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, frutas fibrosas, como maçãs e peras, refrigerantes, trigo, feijão e laticínios. Depois de consumir estes alimentos difíceis de digerir, o seu corpo pode produzir um excesso de gás depois de nadar. A dificuldade em digerir o glúten ou lactose também pode fazer com que você sofra de flatulência, especialmente se nadar depois de uma refeição contendo esses nutrientes.

Dê um fim nos gases

O exercício físico regular, incluindo a natação, pode ajudar na passagem de gás mais rápida pelo seu corpo, explica o site do Johns Hopkins. A adição de alguns exercícios abdominais ou uma alteração na rotina de natação para se concentrar em certas passadas, como o nado de costas, podem ajudar a fortalecer os músculos abdominais, reduzindo assim o excesso de gás, informa o site. Nadar com o rosto para o céu, ao invés de virado para a água também pode ajudar a reduzir a quantidade de água e ar engolidos durante a natação, diminuindo também a quantidade de gás que seu corpo produz. O seu médico poderá recomendar uma medicação sem prescrição para tomar antes de nadar.

De olho na alimentação

Mantenha o controle de alimentos que pareçam desencadear o excesso de gás e evite comê-los antes de nadar. Verifique com seu médico se os remédios de prevenção de gás podem ajudar a resolver esse problema depois do consumo de certos tipos de alimentos, especialmente se você preferir nadar depois de uma refeição. Caso use dentaduras, removê-las antes de nadar também pode ajudar a impedi-lo de sofrer com gases, informa o site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...