Por que meu gato derruba sua tigela de água?
Comstock/Comstock/Getty Images
Donos de gatos frequentemente relatam o problema comum de terem tigelas e recipientes de água derrubados por seus animais. Há várias razões para explicar por que um gato derruba sua tigela de água, incluindo as possibilidades de que ele esteja entediado, de que esteja seguindo o instinto de enterrar sua comida ou de que o pote seja fundo demais para seu gosto.
Brincando com água
Alguns gatos apreciam as propriedades reflexivas e os interessantes padrões de movimentação da água. Assim, se a água dele está em uma tigela de metal, ele pode estar procurando alcançar os reflexos com a pata, derramando água por todo lugar. Às vezes, os gatos também colocam um brinquedo favorito dentro de sua tigela de água. Eles fazem isso porque sentem que lá é um lugar seguro e, portanto, um esconderijo adequado para um item precioso. Quando ele for tentar recuperar o brinquedo, poderá derrubar a tigela durante o processo.
Seguindo instintos
Os gatos têm um instinto de enterrar sua comida, proveniente de quando eles eram selvagens e costumavam esconder suas presas. Se a tigela de água fica grudada ou muito próxima do recipiente de comida, o gato pode derrubar a água quando estiver tentando enterrar a comida.
Pote muito fundo
Alguns gatos preferem não ter de molhar seus bigodes e gostam de beber a água a partir de um recipiente largo e raso. Talvez a tigela dele seja muito estreita e profunda para o seu gosto. Quando um gato quer tirar água de uma tigela ou recipiente fundo, ele utiliza a pata para incliná-la até mais perto de si, ou molha a pata para que possa lambê-la. Na maioria das vezes, o gato acabará derrubando o pote ou recipiente.
Soluções
As soluções para evitar que um gato derrube sua tigela de água incluem trocá-la por um recipiente cerâmico que seja pesado o bastante para evitar que ele o vire, ou então experimentar um bebedouro para gatos, que libera para a tigela pequenos fluxos de água, que fica armazenada de modo seguro. Se o problema continuar, um último recurso é encher um pote com água e colocá-lo dentro da banheira, de forma que a água derramada apenas irá pelo ralo.
Referências
- Compreendendo o comportamento dos gatos; Roger Tabor, 2003 [em inglês]
- Glenda Moore: Por que um gato faz isso? [em inglês]
Sobre o Autor
Jessica Sharpe has been writing since 2003. Her work has appeared in several McGill University publications, including the "Scrivener Creative Review" and "The Channel". Sharpe has also written for the Montreal culture blog She Does the City and has experience as a copywriter. She has a Bachelor of Arts in English literature from McGill University.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images