Como higienizar uma pena

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

A penas são lindas, naturais e usadas em artesanato, roupas ou enfeites para a casa. Escolher uma pena no parque e usá-la sem antes realizar uma higienização pode ser perigoso, porque elas carregam sujeiras e até mesmo doenças. Higienize uma pena antes de usá-la, seja qual for o seu projeto. Você poderá limpar as penas a seco com a ajuda de alguns materiais.

Passo 1

Encha o saco plástico com 450 g de farinha, 115 g de fubá e 42 g de bórax. O bórax é uma substância natural vendida em forma de pó como agente de limpeza multiúso, podendo ser encontrado na maioria das lojas de produtos de limpeza.

Passo 2

Coloque a pena no saco. Se tiver mais de uma pena para limpar, coloque todas no saco de uma só vez. Feche o saco e verifique se ele está bem selado.

Passo 3

Agite o saco por cerca de cinco minutos. Não o agite com muita força para não danificar as penas que sejam frágeis. Os ingredientes no saco limparão a pena e removerão sujeiras e resíduos que estejam grudados nela. O bórax higieniza a pena, deixando-a segura para ser utilizada em artesanato, projetos de arte ou decoração.

Passo 4

Retire a pena do saco e remova os restos de pó que estejam nela.

Passo 5

Use uma escova macia para pentear a pena, fazendo-a retornar à sua forma original. Coloque-a em sua mão e escove-a seguindo a direção natural dos fios. Não use uma escova dura, pois ela irá estragar a pena e inutilizá-la.

Mais recentes

×