Como limpar tripas de vaca

••• David Sacks/Digital Vision/Getty Images

As tripas de carne vermelha são as miudezas comestíveis do estômago da vaca. Você pode cozinhá-las de uma ampla variedade de maneiras, incluindo ferver, cozinhar, fritar, assar, usá-las em pratos como sopas, refogadas ou ensopadas. As tripas geralmente são vendidas limpas nos supermercados e açougues. No entanto, se você as comprar frescas, deverá limpá-las cuidadosamente para remover o conteúdo não comestível antes de prepará-las para uma refeição.

Passo 1

Encha uma panela com água. Coloque-a em fogo alto e deixe ferver. Desligue o fogo, mergulhe a tripa na água quente e coloque uma tampa sobre ela. Deixe na panela durante três horas para soltar qualquer coisa não comestível que esteja ligada à superfície da tripa.

Passo 2

Escorra e lave as tripas. Use uma faca de cozinha para raspar a superfície da tripa e remover qualquer matéria verde que esteja ligada a ela. Como as vacas são mamíferos que ruminam, o estômago ou a tripa podem conter restos não digeridos.

Passo 3

Mergulhe a tripa em uma tigela cheia de água pura durante a noite ou durante 12 horas. Raspe as laterais da tripa com uma faca de cozinha até que fiquem brancas e todas limpas. Enxágue com água.

Passo 4

Coloque a tripa em uma panela, encha-a com água e adicione um pouco de sal. Misture 15 g de sal para cada litro de água que você adicionar. Coloque a panela em fogo médio e deixe ferver. Cozinhe a tripa por 15 minutos para limpar ainda mais e amaciá-la. Escorra e use como desejar.

Mais recentes

×