×
Loading ...

Ideias para estufas e canteiros de jardim

Estufas são ótimas para cultivar plantas quando é necessário um ambiente que permita o crescimento fora da época preferencial e que ofereça proteção contra pragas, vento forte, frio, granizo e seca. Já os canteiros são uma adição atrativa à paisagem. Eles drenam melhor e permitem controlar a qualidade do solo. Também podem ser a única forma eficaz de cultivar um jardim em terreno rochoso ou com solo pobre.

Uma combinação de estufa e canteiro de jardim (floriculture image by martini from Fotolia.com)

Localização

Estufas e canteiros funcionam melhor em áreas niveladas e bem drenadas. Um quebra-vento posicionado no lado do vento predominante, permitindo a passagem de sol, é um bônus adicional. O lugar ideal para a instalação das estufas e dos canteiros depende do clima da sua região. Na região Sul do Brasil, deve-se alinhar a construção ao eixo Norte-Sul para receber a maior quantidade possível de luz solar. Por essa região ter um clima mais ameno, é preciso aproveitar a radiação do sol a fim de conseguir cultivar plantas fora da época. Nas demais regiões, como a incidência solar é mais constante, aconselha-se posicionar a estufa e o canteiro no eixo Leste-Oeste, pois o excesso de calor e as temperaturas elevadas interferem na fotossíntese das plantas, podendo gerar estresse.

Loading...

Água

Adicione um sistema de irrigação por gotejamento na estufa ou no canteiro e garanta que suas plantas obtenham água suficiente, sem desperdiço; ao mesmo tempo, isso o fará ganhar tempo. Esses sistemas têm opções de controle da quantidade de água para cada planta. Diferentes espécies precisam de quantidades distintas de água para crescer bem. Você pode maximizar os seus rendimentos controlando a água que recebem. Mangueiras giratórias também funcionam para estufas ou canteiros, mas, como toda mangueira apresenta vazamentos, o controle que você pode fazer é menor do que em um sistema de irrigação por gotejamento. Considere a adição de alguns borrifadores para aquelas espécies que gostam muito de umidade.

Sistemas de irrigação são mais confiáveis do que regadores (watering can image by Horticulture from Fotolia.com)

Solo

Estufas e canteiros são lugares perfeitos para usar suas próprias misturas de solo. Use um recipiente grande, como uma lata de lixo, para misturar os ingredientes de sua fórmula favorita e use a tampa para mantê-la seca. O solo estará pronto, esperando você semear aquelas ervilhas ou substituir o solo desgastado onde as cenouras estavam crescendo. Você pode ter várias misturas diferentes, como uma de solo ácido para as plantas que se adaptam melhor a esse tipo de solo e uma muito fofa para os tubérculos.

Aproveite a oportunidade para usar a melhor mistura de solo para suas plantas (growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Proteção para canteiros

Coloque varas verticais nos cantos do canteiro e arme uma rede sobre elas onde você precisa proteger as plantas de animais ou aves. Feche todos os pontos de entrada possíveis. Redes estão disponíveis em centros de jardinagem e lojas de varejo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...