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Ideias para feira de ciências: oceano

Não é necessário morar perto do mar para conduzir um experimento oceanográfico. Há muitas maneiras de criar um projeto que valha a pena para feira de ciências usando objetos facilmente encontrados em casa ou na sala de aula. Há bons sites na internet para quando se está procurando por ideias de projetos para a feira. É possível encontrar muitos sites que dão ideias, dicas e instruções para projetos para a feira de ciências.

Projetos para feira de ciências sobre o oceano são uma maneira divertida e fascinante de explorar os mistérios do mar (beluga_5740. image by torugo from Fotolia.com)

Correntes oceânicas

O aclamado programa americano apresentado por Bill Nye, o Science Guy (Cara da ciência) fornece aos estudantes a chance de estudar correntes oceânicas em casa ou na sala de aula. Para essa experiência, adaptada do 4º ao 6º ano, serão necessários um refratário de vidro para pão, um diário de bordo ou caderno, 30 ml de sal, corante alimentício azul e cubos de gelo. Misture o sal e 1 litro de água no refratário. Coloque-o no freezer até que lascas de gelo se formem na superfície da água. Retire do freezer e adicione algumas gotas de corante. Observe e anote o que acontece quando o gelo começa a derreter. Coloque um cubo de gelo em uma das pontas do refratário. Observe e anote o que acontece quando o cubo de gelo é colocado dentro do refratário. Se tudo sair como planejado, esse projeto ilustrará a formação de correntes de termossalina, ou de calor e sal.

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Consequências do derramamento de óleo

Essa experiência, direcionada para alunos desde o jardim de infância até o 5º ano, demonstra o efeito do derramamento de óleo na vida marinha. Serão necessários um copo grande ou jarra de plástico, 4 litros de água destilada, corante alimentício azul, óleo de cozinha, um diário de bordo ou caderno e um pato, baleia, peixe de borracha ou qualquer outro brinquedo de banho com tema da vida marinha. Limpe e seque a jarra, então encha até a metade com água destilada. Adicione o corante e mexa. Coloque os brinquedos na água. Despeje um pouco de óleo de cozinha na jarra e anote o que acontece. Faça "ondas" mexendo a água de leve em volta da jarra. Anote o efeito. O óleo flutuará na superfície da água e cobrirá a parte de baixo dos brinquedos. Ondas maiores cobrirão a parte de cima do pato de borracha com óleo.

Enigma da calota polar

Esse é um jeito para que as crianças do jardim de infância até o 5º ano possam examinar o conceito de aquecimento global. Você precisará de massa de modelar caseira ou industrializada, ou argila, seis potes de 500 ml, água fria da torneira, 12 ou mais cubos de gelo, caneta permanente, copos de medidas, uma faca de manteiga, um copo de medida equivalente a uma xícara, uma fita métrica e um diário de bordo ou caderno. Encha três potes pela meta com água. Adicione dois cubos de gelo em cada pote. Marque o nível da água nos lados do pote com a caneta. Rotule os potes com "Modelo de gelo do Polo Norte" e deixe de lado. Coloque 1 xícara de massa de modelar no copo de medida. Molde a massa no fundo de um dos potes vazios. Coloque 1/4 de xícara de água dos lados da massinha. Pressione levemente dois cubos de gelo na massa. Marque o nível da água no lado do pote com a caneta. Escreva "Modelo de gelo do Polo Sul" no lado do pote, e crie mais dois modelos de Polo Sul com os dois potes sobrando. Isso dá um total de seis modelos, então a experiência pode ser feita três vezes em cada modelo. Depois que o gelo derreter, meça e anote a quantidade de água que subiu.

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Referências

Recursos

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