×
Loading ...

Ideias de paisagismo para o gramado da frente de uma casa

O gramado da frente é o lado público da casa onde os visitantes e transeuntes obtêm a primeira impressão sobre a casa e os proprietários dela. Projete um gramado atraente e convidativo que emoldure a casa e leve os visitantes pelo caminho de entrada com uma combinação criativa de áreas plantadas e pavimentadas. Arrume os elementos da paisagem em camadas que guiem o olhar até a porta e tornem a entrada o ponto central do cenário.

Projete uma paisagem atraente e convidativa que emoldure a frente da casa (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Equilíbrio

Crie uma sensação de equilíbrio na paisagem do gramado com plantas de tamanho similar nos dois lados da frente da casa e o meio cheio de plantas menores. Crie unidade e equilíbrio entre a casa e a paisagem com canteiros de flores nos cantos da casa. Plante arbustos em grupos de três ou cinco, ao invés de pares, e coloque-os em canteiros, para equilibrar o grupo com a paisagem. Leve em consideração o modo como usará a paisagem do jardim da frente, para alcançar o equilíbrio entre a estética e a utilidade. As plantas requerem manutenção, por isso escolha aquelas que se beneficiarão com a quantidade de tempo que você tem disponível para cuidar delas.

Loading...
Crie uma sensação de equilíbrio na paisagem do gramado da frente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Caminhos

Projete caminhos confortáveis e fáceis de pisar e enfeite-os com arbustos ou flores de crescimento baixo. Construa caminhos de entrada amplos o suficiente para que duas pessoas andem lado a lado confortavelmente e deixe espaço para os arbustos crescerem sem cobrir a passagem. Concreto despejado é um material comum para pavimentar caminhos de entrada, mas procure utilizar paralelepípedos, pedras, madeira ou cascalho. Melhore um caminho já existente com ladrilhos externos, tinta ou tingimento para concreto. Utilize luzes decorativas de energia solar ou de baixa voltagem, para sinalizar os caminhos e acentuar a paisagem vespertina.

Projete caminhos confortáveis e fáceis de pisar; enfeite-os com arbustos e flores de baixo crescimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Declives

De acordo com uma publicação da University of Missouri Extension, o nível do gramado não deve ultrapassar 10%. Em outras palavras, a elevação do jardim não deve ascender ou descender mais do que 30 cm em cada 3 m de distância horizontal. Mantenha a inclinação adequada para garantir que a água seja drenada do modo correto para longe da fundação da casa. Declives perceptíveis, de mais de 5% em caminhos para passeio e de mais de 8% em caminhos para carros, criam superfícies desconfortáveis para passar; portanto mantenha a inclinação no mínimo, sem sacrificar uma boa drenagem.

O nível do gramado não deve ultrapassar dez por cento (Daniel Hogberg/Folio Images/Getty Images)

Gramado

Cultive um gramado atraente, para unificar todos os elementos da paisagem em torno da casa. Facilite a manutenção ao plantar em canteiros com bordas ligeiramente curvadas e utilize paralelepípedos para formar uma fronteira saliente entre o gramado e os canteiros. Nas áreas sombreadas, inclinadas ou onde é difícil cortar a grama, utilize plantas rasteiras, como musgo cor-de-rosa, hera, iberis ou pinheiro-rasteiro-prateado. Essas plantas são uma alternativa de baixa manutenção à grama, sem contar que algumas variedades colorem a paisagem com flores sazonais.

Cultive um gramado atraente que unifique todos os elementos paisagísticos em torno da casa (can72/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...