Ideias de presentes para uma pessoa recém-operada
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Após uma cirurgia, é provável que uma pessoa se sinta fatigada e que seu médico recomende um período de repouso, para que ela possa se recuperar do trauma da operação. Durante esse tempo, a vida pode ser diferente e muitas vezes mais difícil para o paciente em pós-operatório, dependendo da gravidade do procedimento. Existem vários presentes e serviços que podem ser ofertados a uma pessoa nesse estado para ajudá-la a se recuperar mais facilmente, tanto física como mentalmente.
Almofada-abraço
Uma pessoa passa muito tempo na cama após uma cirurgia, especialmente se o procedimento for profundamente invasivo. Uma almofada-abraço, maior e mais alto que os travesseiros comuns, possui dois braços para dar apoio aos ombros e pode ser um ótimo presente, porque permite que o paciente se sente e aproveite atividades como a leitura. Opte por uma de cor mais escura, para que não fique com manchas aparentes.
Box de DVDs
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A vida pode ser um pouco tediosa após uma operação, o que pode ser um desafio para pessoas que estão sempre ativas. Um dos fatores mais difíceis com os quais devem lidar é o excesso de tempo livre, mas estagnado, sem poder sair. Compre um box de DVDs de sua série de TV favorita, que a ajudará a passar o tempo enquanto estiver presa dentro de casa.
Seu tempo
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
A maioria dos pacientes não consegue viver independentemente depois que saem do hospital e voltam para casa após uma cirurgia. Eles precisam de ajuda com tarefas domésticas, como cuidar de um animal ou pegar a correspondência, assim como para chegar ao banheiro e executar as atividades de higiene básica. Se você for próximo da pessoa, fique em sua casa por alguns dias e ajude-o a passar por esses primeiros dias, quando até sair da cama pode ser doloroso.
Alimentação
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Cada paciente terá necessidades diferentes no que diz respeito à dieta pós-operatória. Muitas vezes as medicações analgésicas podem dificultar a alimentação comum. Prepare as refeições recomendadas pelo médico. Por exemplo, se o paciente passou por uma cirurgia gástrica, só poderá ingerir alimentos líquidos ou em forma de purê. Ou, se a operação foi menos severa, surpreenda-o com uma cesta de presentes gourmet repleta de alimentos saudáveis e com propriedades medicinais.
Seja um motorista
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
A vida pode desacelerar após uma operação, mas certamente não para. No entanto, se o paciente estiver sob o efeito de medicações pesadas para dor, não poderá operar um veículo. Faça o favor de ser seu motorista por uma semana ou duas. Leve-o às consultas médicas e quaisquer outros lugares aos quais ele precise ir enquanto ainda for incapaz de pegar no volante.
Referências
Sobre o Autor
Catherine M. Lafuente's writing was first published in 2002 in the "Sarah Lawrence Quarterly." Her work has also appeared in "The Santa Barbara Independent," "XOJane Magazine" and "The Poughkeepsie Beat." Currently she is an editorial assistant at Praeger Publishing, an Imprint of ABC-CLIO.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images