×
Loading ...

Ideias para projetos de ciências usando bolinhas de gude

As bolinhas de gude podem ser ótimos componentes de projetos de ciências, desde que elas possam ajudar a medir a dinâmica, a velocidade e até mesmo a viscosidade dos líquidos. Projetos com essas bolinhas vão surpreender os juízes, uma vez que esses experimentos envolvem fórmulas simples de física. Escrever sobre como as fórmulas se aplicam nos experimentos também vai acrescentar solidez ao seu trabalho.

As bolinhas de gude podem fazer projetos divertidos e explorar fórmulas físicas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Deslocamento de água

Pegue um copo alto de água e o coloque sobre a mesa. Passe um pouco de argila em uma bolinha. Coloque uma bolinha de gude e a outra bola com argila dentro da água e demonstre como ambas afundam imediatamente até o fundo do copo. Tire a argila e modele um barco nela. Coloque-o na água e mostre como ele flutua. Coloque bolinhas de gude no barco para mostrar que ele ainda flutua com o peso adicional. Explique que, com a superfície mais ampla do barco, ele retira mais água do caminho e, assim, consegue flutuar.

Loading...

Inércia

Coloque uma bolinha de gude na sua mesa, entre duas réguas. Bata levemente na bolinha e registre a distância que ela rola. Cole as réguas na mesa com fita para mantê-las no lugar. Coloque duas bolinhas de gude alguns centímetros longe uma da outra sobre a mesa. Bata levemente a primeira contra a segunda e registre a distância que a segunda bolinha percorre. Depois, coloque duas bolinhas encostadas uma na outra, e uma terceira alguns centímetros longe da segunda. Bata na primeira com força o suficiente para a segunda bolinha acertar a terceira e registre a distância. Explique que a inércia é transferida de uma bolinha para a outra.

Montanha-russa

Construa duas pistas de montanha-russa diferentes com um tubo de espuma e fita adesiva. Desenvolva cada pista com uma inclinação alta e um loop no parte inferior. Teste diferentes alturas para ver qual design vai ajudar uma bolinha rolante passar pelo loop. Registre os resultados para a feira de ciências. Demonstre o modelo escolhido para os juízes e explique como a dinâmica que surge a partir da velocidade da bolinha é o que dá a ela velocidade suficientes para passar pelo loop.

Viscosidade

Organize copos de vários líquidos em linha reta sobre a mesa, incluindo óleo, água, mel, xarope de milho e leite. Coloque uma bolinha dentro de cada um e registre o tempo que cada uma delas leva para chegar ao fundo do copo. Explique como os líquidos mais espessos têm uma massa maior, ou viscosidade, e fazem a bolinha se mover mais lentamente. Com o tempo registrado, determine em qual a bolinha desceu mais rápido e mais devagar. Crie hipóteses quanto à velocidade da bolinha antes de realizar o experimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...