×
Loading ...

Identificando borboletas

A borboleta pode ser identificada usando alguns padrões e guias que lhe ajudarão (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Pontos principais

Além do padrão das asas, há entre quatro a cinco pontos principais para visualizar quando for identificar uma borboleta ou qualquer membro da ordem Lepidoptera, que também inclui as traças. Seu formato, tamanho e estilo de voo são também indicadores importantes de quais espécies elas possam ser. Onde as borboletas foram encontradas também é um indicador, assim como a estação presente. Há centenas de espécies destes insetos na América, algumas que podem ocupar a palma da mão e outras do tamanho de uma miniatura. Todas apresentam padrões deslumbrantes.

Loading...

Onde encontrá-las

As borboletas podem ser observadas em todo o mundo e podem ser encontradas nas flores, na beira de poças e lagoas, no topo de morros, entre as plantas comestíveis onde estavam como larvas ou próximas a outras coisas as quais elas possam ser atraídas, como a seiva ou frutos podres. Elas também nem sempre são observadas em sua forma alada mais bela, pois podem também aparecer nos estágios de larva ou pupa durante sua vida. O fato de que as borboletas machos e fêmeas das mesmas espécies geralmente têm marcas ligeiramente diferentes deve também ser levado em conta.

Referência e comparação

As observações são referenciadas com um guia de campo, como o Guia de Kaufman "Borboletas da América do Norte" ou "Borboletas do Ocidente". Esses guias são geralmente divididos em seções por cores ou tipos marcantes para facilitar seu uso.

Garantia

Podem haver diversas borboletas no guia que parecem que poderiam ser àquela encontrada. Mas a descrição no livro deve corresponder a borboleta real em tamanho, formato, padrão de asa, comportamento e variedade de habitat. Uma vez que a borboleta no livro coincidiu com a observada, ela é então comparada com fontes secundárias. Os lepidopteristas classificarão seus nomes científicos usando latim ou grego. Desta forma, não há confusão com nomes muito comuns para as mesmas espécies ou subespécies.

Loading...
Loading ...
Loading ...