Como identificar a espécie de uma tartaruga

••• turtle image by Mariusz Blach from Fotolia.com

Você encontrou uma tartaruga e está pensando em mantê-la como bicho de estimação. Antes de levá-la para casa e dar um nome a ela, você quer identificar sua espécie. É importante identificar a espécie de uma tartaruga para se certificar de que é seguro mantê-la como animal de estimação e para saber como cuidar dela adequadamente.

Passo 1

Tome cuidado ao pegar a tartaruga. Se a tartaruga tiver a seguinte descrição, então provavelmente é uma tartaruga mordedora: Garras nas patas dianteiras e traseiras com membranas, uma carapaça ventral menor do que o corpo da tartaruga, uma carapaça dorsal escura e mandíbulas em forma de gancho.

Passo 2

Observe as patas da tartaruga. Se as patas tiverem membranas, a tartaruga é nadadora e vive parcialmente ou completamente na água. Se a tartaruga possui garras, então é uma tartaruga terrestre.

Passo 3

Inspecione a carapaça da tartaruga. Se a carapaça for macia, então ela é considerada como uma tartaruga de carapaça macia. Se a parte dorsal da tartaruga for alta e em forma de cúpula, então provavelmente é uma tartaruga caixa. Se a parte dorsal da carapaça for lisa com marcas pretas, amarelas, vermelhas ou laranjas, é provavelmente uma tartaruga pintada da espécie Chreysems.

Passo 4

Faça anotações das características físicas da tartaruga e inclua notas sobre as escalas do rabo, cabeça e listras na perna e a junta na parte ventral da carapaça.

Passo 5

Consulte um guia sobre espécies de tartarugas (ver Recursos).

Passo 6

Tire uma foto da tartaruga e poste em um fórum sobre espécies de tartarugas. Vários especialistas em animais visitam esses fóruns e podem ser capazes de identificar a espécie da tartaruga.

Passo 7

Marque uma consulta com o seu veterinário local, que pode identificar a espécie da tartaruga e lhe orientar no que diz repeito a como alimentar e cuidar dela.

Mais recentes

×