Como saber se os ovos dos piolhos estão vivos ou mortos

••• Agustina Dowling /Demand Media

Ovos dos piolhos, também conhecidos como lêndeas, são um sinal evidente de uma infestação de piolhos. Esses ovos permanecem firmemente ligados aos fios de cabelo, mesmo depois que os piolhos foram eclodidos dos ovos. Ao contrário dos ovos vivos, os ovos de piolhos mortos podem estar presentes mesmo quando a infestação de piolhos foi combatida com sucesso. Se não prestar muita atenção para as cascas de ovos restantes, pode ser difícil dizer se o ovo está vivo, vazio ou completamente morto. Com um pouco de atenção extra, no entanto, você pode aprender a diferença entre os três tipos de ovos de piolhos.

Passo 1

Agustina Dowling /Demand Media

Olhe atentamente para uma lêndea e observe a sua forma. Uma lêndea viva vai ser gorda e ter um galo pequeno, mas visível na parte superior. Um ovo eclodido será gordo e arredondado como um ovo vivo, mas o topo será plano e não terá um galo. Lêndeas mortas têm uma forma distinta -- elas ainda têm o galo no topo, mas o resto do ovo deve ser amassado para dentro.

Passo 2

Observe a cor do ovo. Isso pode ajudá-lo a diferenciar entre ovos eclodidos e mortos, pois os ovos eclodidos serão pálidos ou brancos, enquanto os ovos mortos serão marrons. Infelizmente, ovos vivos também são marrons, então não use a cor como uma única indicação para saber se um ovo está morto.

Passo 3

Arranque o ovo em questão para fora do cabelo e esmague-o entre as unhas. Se puder senti-lo ou vê-lo estourar, o ovo ainda estava vivo. Se ele não estourar, no entanto, estava morto. A partir dessas informações, pode ser concluído que um ovo marrom que não estoura entre as unhas estava morto antes de ser esmagado.

Mais recentes

×