×
Loading ...

Como identificar problemas elétricos em um Chrysler PT Cruiser

Atualizado em 17 abril, 2017

De acordo com o Edmunds, "O Chrysler PT Cruiser é uma perua de quatro portas inspirada nas panel vans dos anos 1930". O Cruiser é um veículo popular entre os entusiastas que querem um carro de conceito retrô, muito espaçoso e a um preço acessível. O PT Cruiser é altamente confiável, mas se tiver problemas de energia e de curtos-circuitos, pode haver um componente elétrico defeituoso.

Instruções

O PT Cruiser é popular entre os entusiastas que querem um carro de conceito retrô (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Ligue o leitor de códigos de diagnóstico embarcado (OBD-1) na caixa de fusíveis. O sistema OBD-1 é um sistema de diagnóstico interno do Cruiser. A caixa de fusíveis interna fica do lado do motorista do veículo, sob um painel. Conecte o leitor de código ao cabo que possui a tampa vermelha sobre ele. Este sistema identifica os problemas como códigos numéricos, então é importante ter uma tabela de códigos antes de usar o leitor. O site "The PT Cruiser Blog" possui um link para uma lista de códigos de erro OBD-1.

    Loading...
  2. Gire a chave na ignição, e deixe o leitor OBD-1 verificar se há erros no sistema.

  3. Compare o código do leitor com a tabela do PT Cruiser Blog e identifique exatamente o que precisa ser consertado.

  4. Conecte um protetor de memória de 9 V ao receptáculo de força ou acendedor de cigarros de seu veículo, permitindo que mantenha a voltagem de sua bateria. Se não tiver um leitor de códigos OBD-1, terá que identificar os problemas do jeito antigo. Ao identificar os problemas elétricos de um veículo, você terá que desligar a bateria para evitar choques, o que causa uma "perda de memória" nas configurações do rádio do carro e das demais configurações. O protetor de memória de 9 V mantém uma voltagem em sua bateria que é segura o suficiente para que você possa trabalhar, e garante que as configurações não sejam perdidas.

  5. Abra o capô e use uma chave de boca para desconectar os cabos da bateria, primeiro o negativo e depois o positivo. Ligue os fios do voltímetro, que parecem agulhas, em seus terminais correspondentes: o negativo (preto) no terminal negativo e o positivo (vermelho) no terminal positivo. Veja a medição do voltímetro. Se for menor do que 5 V, você terá que comprar uma bateria nova ou recarregar a atual.

  6. Conecte uma das presilhas da luz de teste ao terminal positivo (vermelho) da bateria, e conecte a outra ponta à superfície de qualquer componente metálico, como o motor do limpador de para-brisas, o motor de alguma ventoinha ou o solenoide de marcha lenta. Se a luz de teste começar a piscar, o componente possui carga, e não é o problema. Se ela não acender, porém, pode haver um fusível defeituoso ou estourado um disjuntor defeituoso que deve ser trocado.

Loading...

O que você precisa

  • "protetor de memória" de 9 V
  • Chave de boca
  • Voltímetro
  • Leitor de códigos OBD-1
  • Luz de teste

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...