×
Loading ...

Como fazer para impedir que meus pintinhos biquem os pés uns dos outros?

Pintinhos nascem curiosos e inexperientes. Eles testam tudo o que parece ser uma fonte de alimento em potencial. Eles são especialmente atraídos pelos itens de cor vermelha, ou que contraste com o campo de cor circundante. Esses animais podem bicar os olhos, dedos dos pés, cristas ou outras partes do corpo dos outros em sua busca por alimentos. Uma vez que eles aprendem que esses itens testados não são comida, irão parar de bicar por conta própria. Galinhas também bicam para estabelecer uma hierarquia de dominância no grupo, de modo que este tipo de bicada deve ser tolerada por ser um comportamento instintivo. No entanto, devem ser tomadas medidas para desencorajar as bicadas excessivamente agressivas que possam causar lesão.

Instruções

A superpopulação encoraja o comportamento agressivo dos pintinhos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Configure sua criadeira para minimizar a agressão entre os pintinhos. Ela deve ser espaçosa o suficiente para que eles se movam livremente e deve ser forrada naturalmente. Substitua a lâmpada térmica branca por uma vermelha para reduzir ainda mais o comportamento indesejado dos pintos. Lâmpadas vermelhas são comumente utilizadas na indústria de aves de corte para alterar o contraste e saturação de cor visual no meio ambiente, de modo a reduzir a agressividade.

    Loading...
  2. Separe padrões ou raças, pequenos de grandes em criadeiras próprias. Membros pequenos, que parecem fracos ou doentes ou aqueles com características incomuns, como cristas diferentes, muitas vezes recebem atenção excessiva em um grupo misto.

    A dominância em um grupo é também referida como "hierarquia" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Retire os pintos feridos imediatamente e trate suas feridas. Mantenha-os aquecidos e separados do grupo até que a área machucada esteja curada. Aplique um medicamento tópico para impedir que a área seja bicada novamente. Aves tendem a ignorar a cor azul. O medicamento para estes animais contem uma mancha azul que irá camuflar a ferida, além de ter um sabor que eles não gostam.

Loading...

Dicas

  • A retirada de penas nas aves pode ser confundida com bicadas agressivas e pode ser na verdade uma indicação de deficiências nutricionais.
  • O canibalismo é um comportamento aprendido pelas aves. Se o grupo excluiu um membro você deve removê-lo imediatamente, pois há risco de ele ser morto e, possivelmente, canibalizado por seus companheiros de ninhada.
  • A introdução repentina de um novo membro em um grupo estabelecido pode resultar em briga grave. A introdução deve ser feita de forma gradual.
  • Pintos não gostam do sabor de cânfora. Uma leve camada de pomada com cânfora, como Vick, pode ajudar a conter as bicadas.

Aviso

  • Galinhas são atraídas pela cor vermelha, por isso, se um desses animais sangrar, há perigo do grupo vê-lo como uma fonte de alimento.

O que você precisa

  • Lâmpada vermelha
  • Medicamento tópico para saúde animal (no caso, galináceos)

Referências

Loading ...
Loading ...