Como fazer incenso com goma-arábica

••• incense image by blacklight from Fotolia.com

Quase toda cultura tem utilizado o incenso de uma forma ou de outra. Ele é útil para muitas coisas, como a aromaterapia, a criação de uma atmosfera e no auxílio à meditação. Embora inúmeros aromas e tipos de incenso existam no mercado, muitas pessoas ainda gostam de fazer suas próprias misturas. Isso tem algumas vantagens óbvias: muitas vezes custa menos, e evita a utilização de muitos produtos químicos tóxicos como o salitre ou nitrato de potássio comumente encontrados no incenso comercial. Em vez disso, você pode usar materiais orgânicos seguros, na quantidade e aromas que preferir.

Passo 1

Misture e triture quaisquer ervas secas que você utilizará para criar um pó fino. Isso é crucial para que o incenso queime corretamente.

Passo 2

Em uma tigela, misture seis partes de madeira em pó, duas partes de resina de benjoim e uma parte de raiz de lírio. Adicione quatro partes das ervas que você acabou de colher. Se o cheiro não estiver forte o suficiente, adicione uma parte extra de suas ervas.

Passo 3

Meça a sua mistura com colheres ou copos de medição e converta o valor para colheres de chá. Lembre-se, 16 colheres de sopa constituem um copo, e três colheres de chá uma colher de sopa (ou 48 colheres de chá, uma xícara).

Passo 4

Para cada 2 colheres de chá de mistura de incenso, adicione até 1/2 colher de chá de goma-arábica, mas não inferior a 1/4 colher de chá. Por exemplo, se você tinha feito 1 xícara de mistura de incenso (48 colheres de chá), então precisa adicionar até 24 colheres de chá (8 colheres de sopa) de goma-arábica, mas não menos do que 12. Faça o experimento com a sua mistura de ervas para a melhor relação.

Passo 5

Misture todos os ingredientes e meça-os mais uma vez. Meça uma colher de chá de makko para cada 4 colher de chá de mistura. O makko é a sua combustão; dependendo da umidade do seu clima, pode ser necessário usar mais de 25% dele. Algumas experiências podem dizer a porcentagem exata de que você precisa. Em certos casos, tais como o incenso que utiliza exclusivamente resina, a quantidade pode ser tão elevada como 80% e 20% de makko.

Passo 6

Lentamente, adicione água para o incenso, com 1 colher de chá de cada vez, misturando delicadamente até obter uma pasta gomosa que mantém a forma. Ela não deve ser tão pegajosa que grude nos seus dedos.

Passo 7

Adicione todos os óleos essenciais que você pode desejar para o seu incenso. Esse passo é opcional. Para pequenos lotes com menos de 1 xícara, use 3 a 5 gotas de óleo essencial. Os lotes maiores podem usar cinco a dez. Experimente com esse montante, encontrando naturalmente um aroma adequado.

Passo 8

Enrole o incenso em cones ou pequenas varas estreitas. Se você fizer cones, pressione-os na parte inferior para baixo em uma superfície dura para que eles sejam capazes de se manterem eretos enquanto queimam. As varas estreitas são mais difíceis de fazer e não devem ser superiores a 31 mm de largura. Faça-as com 7 a 12 centímetros de comprimento.

Passo 9

Deixe o seu incenso formado em uma tela ou em uma bandeja de biscoitos para secar. Mantenha-os em uma área com um projeto suave e deixe-os assentar por até uma semana.

Mais recentes

×