Como substituir farinha de trigo por farinha de amêndoa

Alergias a trigo e intolerâncias ao glúten podem impedi-lo de usar a farinha de trigo branca em suas receitas. Ou talvez você queira fazer um bolo, mas só tenha farinha de amêndoa. Não importa o motivo, a farinha de amêndoa pode substituir com sucesso a farinha branca na maioria das receitas. Você pode até mesmo fazer a sua própria farinha a partir de nozes inteiras. Devido ao seu alto teor de gordura, fazer sua própria farinha de amêndoa fresca evita que ela fique rançosa ao ser armazenada.

Passo 1

Faça sua própria farinha de amêndoa colocando 1/2 xícara de amêndoas cortadas de cada vez em um processador de alimentos ou um moedor de especiarias. Moa a mesma quantidade de amêndoas equivalentes à porção de farinha a ser utilizada. Por exemplo, se você precisa de 2 xícaras de farinha de amêndoa, moa 2 xícaras de amêndoas. Moa as oleaginosas em vários intervalos curtos, ou você terá manteiga de amêndoa ao invés de farinha.

Passo 2

Substitua toda a farinha branca em coberturas, pães e massas com a mesma quantidade de farinha de amêndoa.

Passo 3

Misture a farinha de amêndoa com outras farinhas para substituir a quantidade total de farinha branca usada para assar. Use amêndoas moídas para até 1/3 do total de farinha branca e use outras farinhas sem glúten para os outros 2/3 do total. Por exemplo, você pode usar 1/3 xícara de farinha de arroz, 1/4 de xícara de fécula de batata e duas colheres de sopa de farinha de mandioca com 1/3 de xícara de farinha de amêndoas para substituir 1 xícara de farinha branca em uma receita.

Passo 4

Para replicar a elasticidade do glúten na massa, acrescente 3/4 de colher de chá de goma xantana à farinha de amêndoa em receitas de pão, 1/2 colher de chá em bolos, ou 1/4 colher de chá em biscoitos por cada 1 xícara de farinha branca substituída.

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