Como incentivar a germinação de batatas

••• seed potato image by hazel proudlove from Fotolia.com

Incentive as sementes de batata a germinar antes de plantá-las. As batatas, produzem brotos fortes e curtos, então você pode ver exatamente quais olhos estão crescendo e cortá-los de acordo. Fazendo-as germinarem em casa, você pode começar duas ou três semanas antes de ser possível plantá-las na primavera, e elas produzirão novas batatas mais cedo. Pré-germinar as batatas no verão antes de plantá-las no outono também lhes dá uma vantagem para superar problemas com insetos.

Passo 1

Espalhe as sementes de batata inteiras em uma área quente em uma única camada, uma a três semanas antes do que planeja plantá-las. Escolha um local com temperatura entre 15 e 21 ºC e úmido, com luz média. Um quarto dentro de casa funciona bem. Desde que a temperatura não caia abaixo de zero, você pode usar um local mais fresco, como uma garagem ou porão, mas elas não brotarão tão rápido.

Passo 2

Confira as batatas em uma semana e remova qualquer uma que pareça macia ou podre. A maioria deve estar mostrando brotos curtos. A pele pode ficar verde, mas isso não vai prejudicá-las.

Passo 3

Pegue cada batata com cuidado quando você estiver pronto para plantá-las. Os brotos devem ter cerca de 2,5 cm de comprimento. Se a batata for grande como uma batata inteira de comer e tem vários brotos, corte-a em duas ou três seções com uma faca afiada, deixando pelo menos um broto em cada seção. Tenha cuidado para não romper os brotos. Deixe batatas pequenas inteiras.

Passo 4

Plante os pedaços de batata ou batatas inteiras na horta normalmente com os brotos para cima. Quando você cobri-las, cubra-as com terra usando a enxada, cuidadosamente, para não quebrar os brotos.

Mais recentes

×