Como fazer lanternas japonesas de papel machê

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Lanternas de papel são essenciais em festivais e celebrações das culturas japonesa e chinesa. No Japão, lanternas de papel são feitas com washi, um papel japonês, ajustado à uma armação de bambu para cobrir a fonte de luz. Lanternas de papel menores geralmente são alinhadas e penduradas no teto. Você pode criar uma versão de papel machê das lanternas japonesas com uma bexiga e papel de seda. Se você tiver filhos pequenos, eles podem gostar de fazer bagunça enquanto criam suas próprias lanternas de papel para pendurar pela casa.

Step 1

Prepare o papel machê misturando partes iguais de cola e água em uma tijela. Use jornal para proteger a superfície sobre a qual estiver trabalhando.

Step 2

Corte o papel de seda em tiras finas.

Step 3

Encha uma bexiga no tamanho que desejar e amarre a ponta. Desenhe um círculo ao redor da ponta, grande o suficiente para caber sua mão quando você for colocar a vela dentro.

Step 4

Molhe uma tira de papel de seda na mistura de papel machê e coloque-a sobre a bexiga, horizontalmente. Nivele o papel de seda com um pequeno pincel.

Step 5

Da mesma forma, cubra a bexiga com cinco ou seis camadas de tiras de papel de seda, até a linha que você desenhou ao redor da ponta.

Step 6

Coloque a bexiga sobre uma lata de achocolatado, ou algo de formato similar, para que a cola e o papel de seda possam secar durante a noite.

Step 7

Quando a lanterna de papel machê estiver seca, pinte-a com as cores, estampas e desenhos que desejar.

Step 8

Estoure a bexiga. O papel de seda endurecido pode se grudar à bexiga e encolher um pouco quando esta for estourada. Se isso ocorrer, cuidadosamente coloque a mão por dentro da lanterna e ajeite seu formato.

Step 9

Faça um buraquinho em cada lado da lanterna, próximos à sua borda e anexe um fio fino e flexível para criar uma alça.

Step 10

Coloque uma vela a pilha dentro da lanterna. Prenda-a ao fundo da lanterna com fita dupla-face.

×