Como lavar poliéster 100%

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Tecido de poliéster é durável, resistente a manchas e amassados, além de ser fácil de limpar e cuidar. A DuPont comprou os direitos legais do poliéster em 1946 do time de cientistas britânicos e produziu os primeiros produtos disponíveis para o público em 1951. Mesmo não sendo tão confortável quanto misturas de poliéster, consumidores podem encontrar produtos com 100% desta fibra como uniformes, roupa de cama, cortinas, roupões, camisetas e calças.

Passo 1

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Separe todos os tecidos 100% poliéster dos demais materiais, mesmo os mistos. Lave itens escuros separados dos claros.

Passo 2

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Aplique um removedor de manchas em qualquer item que tenha pontos de sujeira. Prenda os botões, zippers e velcros e vire as roupas do avesso antes de colocar na máquina.

Passo 3

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Configure sua máquina para o ciclo de pressão permanente e água quente para roupas pesadas ou no modo delicado para cobertores, roupões, lençóis, camisetas leves e calças. Itens marcados com "lavar a mão" devem ser lavados em água fria e no modo "lavagem a mão" dá máquina, caso exista, ou lavadas manualmente.

Passo 4

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Use um detergente de qualidade com um alvejante sem cloro seguindo as instruções do fabricante. Nunca use alvejante à base de cloro em um item 100% poliéster. Deixe as peças brancas de molho por 15 minutos na máquina antes de lavar, adicionando uma xícara de vinagre.

Passo 5

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Remova os itens logo que acabar o ciclo da máquina.

Passo 6

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Pendure os itens que devem ser lavados manualmente ao ar livre em um varal para que sequem, ou coloque dentro de um saco para secadora. Seque os outros itens em baixa temperatura, removendo-os da secadora e pendure antes de encolherem.

Passo 7

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Use o ferro de passar na posição "poliéster", nunca no quente. Poliéster pode derreter se submetido a altas temperaturas, tanto do ferro quanto na secadora.

Mais recentes

×