Como ler os três tipos de balança que medem gramas

••• scale image by timur1970 from Fotolia.com

Existem três tipos de balanças para pesar gramas: a balança de feixe triplo, a digital e a mecânica. A balança de feixe triplo tem sido utilizada desde o tempo em que as pirâmides eram construídas no antigo Egito e são precisas para os décimos de um grama em peso. As balanças mais comuns são as digitais operadas por bateria que geralmente pesam em gramas inteiras. Já as balanças mecânicas pesam em gramas e quilogramas como uma balança de chão para o banheiro.

Balança digital

Passo 1

Coloque um objeto ou item na plataforma de uma balança digital.

Passo 2

Observe a tela do monitor em da balança. Deixe o monitor parar em uma medição. A balança pode vacilar entre dois números por alguns segundos até mostrar o peso exato.

Passo 3

Leia a indicação do peso digital em gramas inteiras e em décimos. Por exemplo, uma leitura de 2,03 no visor significa 2 gramas mais 0,03 gramas.

Balança mecânica

Passo 1

Coloque um objeto na plataforma de uma balança mecânica.

Passo 2

Leia uma balança mecânica observando o ponteiro no indicador que mostra o peso de um item. O indicador em gramas geralmente também mostra os quilos na parte superior e as gramas na parte inferior ou vice-versa.

Passo 3

Observe a posição do ponteiro e leia os quilos primeiro. Em seguida, adicione as gramas, localizadas ao lado direito da marca kg, para uma leitura final. O indicador de uma balança mecânica movimenta-se para a esquerda conforme é adicionado peso. Por exemplo, se o ponteiro estiver entre a marca de 2 e 3 kg e repousar sobre a marca de 20 gramas, o peso total é de 2 kg e 20 gramas.

Balança de feixe triplo

Passo 1

Coloque um objeto em uma balança de feixe triplo para medir o seu peso em gramas.

Passo 2

Observe o posicionamento dos três pesos de metal dos feixes de cima, do meio e de baixo para calcular o peso.

Passo 3

Leia a medida em uma balança de feixe triplo em gramas somando as medidas superior, média e inferior. A medida superior mede a casa das centenas, a média mede as dezenas e a inferior mede os décimos. Por exemplo, se a leitura do feixe superior for 200, do feixe médio for 10 e do inferior for 3, a leitura total do objeto é 210,3 gramas.

Mais recentes

×