O que é preciso para ficar bêbado?

Saber o quanto beber pode ser o diferencial entre uma boa festa e um pesadelo

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A quantidade de álcool requerida para ficar bêbado depende de certos fatores, como: o tamanho da pessoa, a quantidade de bebida consumida, a frequência que é consumida, entre outros. Além disso, diferentes lugares possuem diferentes definições legais sobre embriaguez (embora uma quantidade de 0.08% de álcool no sangue costuma suprir o critério de entorpecimento na maior parte dos Estados Unidos), diferenciando também a quantidade máxima de álcool no sangue. Quanto mais você entender sobre os fatores envolvidos, mais facilmente você determinara o que é preciso para ficar bêbado.

Quantidade das bebidas

O governo dos Estados Unidos define uma bebida padrão como 20 ml de álcool puro. Bebidas diferentes contêm diferentes porcentagens de álcool, logo o tipo de bebida tem influencia na rapidez em que você fica bêbado. Assim, 20 ml de álcool é equivalente a uma garrafa de 350 ml de cerveja, uma taça de vinho (cerca de 150 ml) ou uma dose de uma bebida forte (cerca de 40 ml). Cada bebida gera um nível de álcool que varia de 0.7 ml a 0.9 ml, cada vez que é consumida. Consumir três dessas bebidas em um espaço de uma hora eleva o nível de álcool no sangue até 0.08%, a definição legal de alcoolismo.

Tamanho da pessoa

Além do tamanho da dose, o tamanho e o peso da pessoa tem peso na equação. Com maior massa muscular para absorver o álcool, uma pessoa maior necessita beber mais para sofrer os mesmos efeitos que uma menor. Como um indicador aproximado, cada 10 kg de massa muscular reduz 0.01 do nível de álcool no sangue para cada dose consumida. (Esse número aumenta muito conforme a quantidade de bebida digerida, mas apenas em níveis em que você está legalmente embriagado). Além disso, as mulheres, que possuem menos massa e maior concentração de gordura corporal, tendem a ficarem bêbadas com menos álcool que os homens.

Outros fatores

O corpo humano demora cerca de uma hora para processar uma dose: em outras palavras, o corpo expele o álcool muito mais lentamente do que você o ingere. Você pode diminuir esse número comendo enquanto bebe, diminuindo a taxa de absorção e mantendo-se sóbrio por mais tempo. Além disso, se beber água não retarda o processo de embriaguez, pelo menos, mantém o corpo hidratado (reduzindo os efeitos da ressaca), e alternar doses de álcool com doses de água diminui a taxa da bebida que entra no seu corpo. (Algumas pessoas dizem que não misturar bebidas aumenta o tempo de sobriedade, mas álcool é álcool e os efeitos continuam, independente do modo como você o consome).

eHow Brasil
×