Como lidar com um amigo grudento

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Se você tem um amigo que gruda em você como cola, existem algumas coisas que pode fazer para dar a si mesmo algum espaço sem precisar usar força. Siga esses passos

Passo 1

Decida se o relacionamento é um que você deseja manter. Se você tem um amigo grudento, ele provavelmente é inseguro e exigirá muito de você. É preciso decidir que valor essa amizade tem pra você e se vale a pena o esforço que você precisará fazer.

Passo 2

Converse com seu amigo. Diga a ele os problemas que você está tendo com o excesso de proximidade e como isso está afetando você. Tenha tato. Comece a conversa com um encorajamento e diga a ele o quanto você valoriza a amizade. Em seguida, explique que você precisa apenas de um pouco de espaço e o que vocês podem fazer para conseguir isso.

Passo 3

Estimule seu amigo a embarcar em aventurar ou interesses próprios. Nem todos amigos compartilham os mesmos interesses. Escolha algo pelo qual ele se interesse e você não e estimule-o a se envolver nisso. Estimule as outras amizades dele.

Passo 4

Vá atrás dos seus próprios interesses também. Deixe-o saber que você quer fazer essa atividade sozinho ou com outro amigo para aumentar seus horizontes. Encontre tempo para amigos diferentes ocasionalmente para conseguir um pouco de espaço.

Passo 5

Estabeleça limites em conversas telefônicas. Se você passa muito tempo no telefone com o seu amigo, um bom modo de conseguir um pouco de espaço e liberá-lo da dependência que ele tem de você é diminuir esse tempo. Você não quer eliminar as conversas por telefone totalmente. Na verdade, ligue para ele. Se você começar a conversa, é mais fácil terminá-la quando quiser.

Passo 6

Tome uma decisão difícil. Depois de tentar todas as opções acima, você deseja continuar a amizade com essa pessoa difícil ou já foi o suficiente? A reação dela sobre a limitação de tempo com você pode lhe dizer tudo o que precisa saber sobre se vale ou não a pena manter a amizade. Se ela se tornar abusiva porque você está se afastando um pouco, ou se não respeitar a sua decisão por mais espaço se intrometendo quando você pediu para ela não fazer isso, é hora de abandonar o relacionamento.

Mais recentes

×