Como ligar bromélias a troncos
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Certas bromélias desenvolvem raízes de segurança para se ligarem a árvores ou pedras. Epífitas, também conhecidas como "plantas aéreas", muitas vezes crescem naturalmente em cascas de árvores. Bromélias passíveis de acoplagem a troncos incluem a bilbérgias, acmeias e Tillandsias com folhas rígidas. Muitas bromélias precisam ser colocadas em potes, então é importante escolher variedades que possam florescer em ambientes montados para evitar desapontamentos. Ligar bromélias a um tronco requer apenas alguns suprimentos comuns.
Step 1
Submerja o tronco em um balde d'água para que a água lave o sal. Mude a água pelo menos uma vez a cada dois dias por duas semanas. Seque o tronco no sol por um dia.
Step 2
Ligue cada bromélia a um pedaço apropriado de tronco, de modo que as raízes da planta tenham apoio suficiente. Uma pequena Tillandia pode criar raízes em um pedaço de tronco do tamanho de sua mão. Uma bromélia maior requer um tronco do tamanho dela mesma. Troncos com buracos e sulcos profundos funcionam bem para a montagem de bromélias.
Step 3
Espalhe esfagno ao redor das raízes de cada bromélia. Use o suficiente para cobrir as raízes, algo como metade de um punhado. Em uma planta pequena, uma quantia pequena de musgo é suficiente. Situe as raízes embebidas em musgo em uma depressão ou sulco no tronco.
Step 4
Passe linha de pesca gentilmente ao redor da base da bromélia e do tronco, unindo ambas. Amarre a linha com segurança ao redor da planta na juntura das folhas e das raízes e ao redor do tronco de seis a oito vezes, até que a planta esteja seguramente presa. Deixe pelo menos 5 cm de linha livrese amarre a ponta inicial com a ponta final. A amarração é apenas temporária e para apoio, então não é necessário se preocupar com o tipo de nó ou com como ele se parece.
Step 5
Corte a corda de náilon uma vez que as raízes da bromélia estejam firmemente ligadas ao tronco - após um mês ou mais, a depender da espécie e da maturidade da planta. Bromélias montáveis, incluindo a TIllandsia, acmeia e a bilbérgia, usam suas raízes primariamente como apoio. Elas tiram a água e os nutrientes do ar, da poeira e dos restos de seu ambiente.
Referências
- Bromeliad Society International: Por que plantar bromélias? [em inglês]
- Floridata; Aechmea distichantha; Steve Christman; Outubro de 2000 [em inglês]
Dica
- Evite colocar água demais em sua bromélia montada no tronco, pois isto pode apodrecê-la.
- Use água da chuva ou água destilada para bromélias-tanque. Elas formam um copo natural no centro das folhas: dê água para a planta derramando o líquido neste copo.
- Bromélias preferem umidades de ao menos 50%. Mantenha-as no banheiro ou na cozinha para ajudá-las a vingar em casas com ar quente e aquecido.
- Tillandsias com folhas cinzas ou rígidas são epífitas. Outros tipos, com folhas macias, preferem potes. Borrife as bromélias montadas em troncos para garantir que tenham água e coloque-as em luz clara e indireta.
Advertência
- Verifique se a bromélia está seguramente apoiada no tronco antes de movê-la para evitar machucar a planta. Evite colocar bromélias em luz direta ou sob o sol.
Sobre o Autor
Gryphon Adams began publishing in 1985. He contributed to the "San Francisco Chronicle" and "Dark Voices." Adams writes about a variety of topics, including teaching, floral design, landscaping and home furnishings. Adams is a certified health educator and a massage practitioner. He received his Master of Fine Arts at San Francisco State University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images