Como se limpa um brócolis?

••• Comstock/Comstock/Getty Images

O brócoli é um vegetal crucífero rico em antioxidantes como a vitamina C e o beta caroteno. O brócoli também é uma fonte saudável de fibra, proteína, ácido fólico, cálcio e ferro. Devido a sua riqueza de nutrientes e antioxidantes, especialistas recomendam o consumo de vegetais crucíferos como o brócoli várias vezes por semana. Mas para consumir brócolis fresco com segurança, cru ou cozido, consumidores devem antes limpá-lo completamente.

Retirando folhas e manchas

Eising/Photodisc/Getty Images

Uma parte necessária do processo de limpeza do brócoli é remover as folhas dele e aparar e descascar o talo, assim como qualquer área fibrosa ou áspera, com uma faca afiada. Se partes do brócolis estiverem descoloridas, machucadas ou manchadas de alguma forma, essas áreas estragadas devem ser retiradas, já que podem conter bactérias.

Mergulhe em água salgada

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O brócoli é comumente infectado com pulgões na parte inferior de suas folhas e por três tipos de vermes do repolho. As três espécies de vermes do repolho que atacam as folhas do brócoli são vermes do tipo: lagarta verde; loopers, que são lagartas lisas de tom verde claro; e uma outra espécie de lagarta de um verde pálido com cauda e cabeça pontudas. Para remover estes e outros insetos e vermes, o brócoli deve ser mergulhado de cabeça para baixo em água fria com sal por meia hora, com uma proporção de uma colher de chá de sal para para cada 250 ml de água. Após embeber em água salgada, você deve escorrer essa água do brócolis e lavá-lo bem em água corrente.

Banho de vinagre

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Para proteção extra contra bactérias, o brócoli deve ser limpo com uma solução de vinagre e limão. Adicione uma parte de vinagre ou suco de limão à cada três partes de água e pulverize sobre o brócoli cuidadosamente, umedecendo todas as fendas e áreas dos brócolis. Ou mergulhe o brócoli em uma bacia com a solução de vinagre e suco de limão. Os consumidores conseguem remover até 98% de bactérias em produtos frescos através destes métodos. Após pulverizar ou mergulhar o brócolis na solução de vinagre, ele deve ser enxaguado com água fria. Deixar o brócoli mergulhado por muito tempo, no entanto, pode fazer com que ele perca nutrientes solúveis em água.

Limpeza a seco

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Secar o brócoli completamente com um pano limpo ou com papel toalha, elimina qualquer bactéria remanescente e previne que ele fique murcho e mofado na geladeira. O brócoli deve ser cortado e preparado em superfícies limpas e secas.

Mais recentes

×