×
Loading ...

Como limpar um aquário turvo

Um aquário pode ficar turvo por diversas razões. Se o aquário é novo ou você adquiriu novos peixes recentemente, por exemplo, a água se torna turva devido aos ajustes de bactérias no tratamento dos resíduos extras. Por outro lado, se seu aquário não tem novas adições e a água se torna turva, isso requer investigação das possíveis causas para proteger seus peixes.

Instruções

Muitos fatores podem afetar seu tanque de aquário, resultando em uma água turva (fish image by JASON WINTER from Fotolia.com)

    Teste de água para turbidez

  1. Colete meia xícara da água do aquário para medir o pH, a quantidade de nitrato, nitrito e amônia na água.

    Loading...
  2. Faça o teste de acordo com as instruções do fabricante do kit de teste. Leia as instruções cuidadosamente.

  3. Determine se há um excesso de amônia, nitrato ou nitrito comparando os resultados do teste com a cor da tabela que acompanha o kit. Certifique-se de que o pH está estável, checando frequentemente, especialmente se seu tanque for novo. Um pH muito alcalino, ou acima de 7, faz com que a água pareça turva devido ao excesso de fosfato dissolvido, silicato ou metais pesados.

  4. Adicione um tratamento de água apropriado para neutralizar o problema. Por exemplo, um neutralizador de amônia transformará a amônia em uma forma não tóxica. Nitratos e nitritos em excesso contribuem para a turbidez da água por estimular o crescimento de algas. Se nitratos são o problema, então adicione um meio de remoção de nitrogênio ao seu filtro.

    Passos para limpar a água turva

  1. Troque 20% do volume do aquário. Isso removerá alguns dos detritos e bactérias que causam turbidez na água. Faça isso todos os dias durante uma semana.

  2. Aspire os cascalhos para remover detritos e excesso de bactérias. Isso torna a água turva temporariamente por suspender materiais orgânicos que estavam assentados no cascalho. O filtro removerá os detritos.

  3. Pegue um punhado de cascalho de um tanque ambientalizado. Esse cascalho contém bactérias benéficas que digerem os resíduos na água e reduzem a turbidez. A maioria das lojas de animais pode fornecê-los se você pedir.

    Outras dicas para limpar a água turva

  1. Alimente os peixes apenas com a quantidade de comida que eles podem comer em 10 minutos. Alimento em excesso causa crescimento bacteriano excessivo, resultando em uma água turva.

  2. Adicione sal aquariano e o condicionador de água. O sal ajuda os peixes a combater doenças, e o condicionador remove produtos químicos prejudiciais, como amônia, cloro e cloramina.

  3. Evite colocar peixes em excesso no tanque. Peixes demais fazem com que fiquem estressados e sobrecarreguem tanto o filtro quanto as bactérias benéficas.

Loading...

Dicas

  • Previna a turbidez da água limpando os cascalhos completamente pelo menos uma vez por mês. Uma vez que a água não está mais turva, troque 20% do volume de água duas vezes por semana para mantê-la limpa.

O que você precisa

  • Kit de teste de água (teste de pH, amônia, nitrato, nitrito)
  • Aspirador de cascalho e mangueira
  • Xícara medidora

Referências

Loading ...
Loading ...