Como limpar drusas de quartzo

••• améthyste image by gagou from Fotolia.com

Uma drusa é uma pedra preciosa com uma superfície coberta por milhares de pequenos cristais. A drusa de quartzo é o tipo mais comum, e seus tons terrosos e pastéis são altamente cobiçados. A drusa de quartzo é mais durável que outras drusas porque o quartzo é uma substância muito resistente. Ele pode ser limpo com ferramentas mecânicas ou produtos químicos fortes. As substâncias mais comuns removidas do quartzo são revestimentos de minerais brancos e manchas de ferro. Deve-se ter um cuidado especial ao se limpar drusas de quartzo para prevenir que seus pequenos cristais se quebrem.

Passo 1

Limpe os pequenos cristais na superfície da drusa com detergente inodoro, água e uma escova macia. Caso encontre manchas ou revestimento em qualquer parte do quartzo, siga os passos abaixo para limpar a pedra.

Passo 2

Use uma pistola de limpeza pontual, que limpa com um spray de água em alta pressão, para limpar a superfície do quartzo. Caso a superfície não esteja limpa, use outra técnica mecânica de limpeza listada nos passos 3 e 4.

Passo 3

Use uma ferramenta abrasiva, que sopra uma quantidade de ar em alta pressão com materiais abrasivos que agem como um pó limpante. Para o quartzo, pequenas contas de vidro são o melhor material abrasivo porque são mais macias que o quartzo. Não use vidro quebrado ou areia, pois isso pode danificar a pedra. Use 36 kg de pressão para começar.

Passo 4

Use uma escriba de ar, que é um martelo pequeno de mão que usa ar para limpar. Essa ferramenta é do tamanho que uma caneta grossa.

Passo 5

Remova as manchas de ferro do quartzo com produtos químicos, caso não tenha acesso a ferramentas mecânicas. As manchas de ferro são causadas pelos minerais hematita e goethita, e podem ser removidas com uma solução de hidrossulfito de sódio, ácido oxálico ou ácido hidroclorídrico.

Mais recentes

×