Como limpar uma lápide de granito

••• Gray Granite Tombstone (No Name) image by steverts from Fotolia.com

As lápides de granito são monumentos nos cemitérios que representam um grupo de membros de uma família. Elas geralmente são grandes e requerem limpeza anual para garantir uma boa aparência. Inspecione a estrutura de granito para verificar se há rachaduras e, em caso afirmativo, faça os reparos necessários antes da limpeza. O material é extremamente poroso e é necessária a remoção de sujeira e detritos que causam manchas permanentes. Planeje com antecedência para limpar a lápide em um dia no qual não haja funerais previstos nas proximidades. A limpeza deve levar cerca de uma hora.

Passo 1

Encha um balde com água, mergulhe a esponja nele e esfregue o granito. Faça a limpeza de cima para baixo, em direção ao chão. Deixe a água encharcar o material durante 10 a 15 minutos. Utilize a esponja pela segunda vez, a fim de remover os detritos remanescentes.

Passo 2

Despeje 473 ml de Kodak Photo-Flo em 7,5 l de água. O produto pode ser comprado em qualquer loja de equipamentos para máquinas fotográficas. Esfregue o granito com a solução. Enxágue bem a pedra, usando uma mangueira ou um pulverizador para jardins.

Passo 3

Seque o granito com toalhas macias. Verifique se há sinais de crescimento de algas ou de líquen. Aplique um algicida a essas manchas, utilizando um pulverizador.

Passo 4

Misture uma xícara de cloro para tratamento de choque em piscinas com 7,5 l de água e aplique em todas as áreas descoloridas na pedra. Enxágue bem com água limpa. A solução irá clarear o granito gradualmente.

Mais recentes

×