Como limpar e organizar o carro da família

••• Getty Images

Marcas de patas sujas nas janelas, farelos de biscoitos nos bancos e odores desagradáveis de sabe-se lá o quê são comuns nos carros de muitas famílias. Limpar e organizar essa bagunça pode parecer assustador, mas com algumas ferramentas e truques fáceis, você poderá pegar a estrada em um carro mais limpo rapidinho.

Overview

Marcas de patas sujas nas janelas, farelos de biscoitos nos bancos e odores desagradáveis de sabe-se lá o quê são comuns nos carros de muitas famílias. Limpar e organizar essa bagunça pode parecer assustador, mas com algumas ferramentas e truques fáceis, você poderá pegar a estrada em um carro mais limpo rapidinho.

Limpando as janelas

Wendy Rose Gould/Demand Media

Janelas cheias de marcas de mãos? Para limpá-las rapidinho, tenha uma caixa de lenços umedecidos à mão. Se tiver um limpador de vidros, evite manchas borrifando-o em um pano e nunca diretamente nas janelas. Para janelas com película, evite produtos com amônia, pois eles podem desbotá-las ou rachá-las.

Cada coisa em seu lugar

David Tuemmler/Courtesy CargoGear Gear

O segredo para um carro organizado é ter um lugar para cada coisa. Por exemplo, prenda uma rede atrás do banco traseiro para guardar kits de primeiros socorros, equipamentos esportivos, itens de animais de estimação e lanches. Ensine as crianças a colocar cada coisa em seu lugar depois de usar.

Chega de farelos

Wendy Rose Gould/Demand Media

A melhor maneira de evitar a bagunça causada por restos de comida é não comer no carro. Se não puder fazer isso, use um aspirador de pó de mão ou um aspirador comum mesmo. Um pano levemente úmido ajudará a remover farelos em locais de difícil acesso, incluindo entre os bancos do carro. Para evitar bagunça no futuro, forre o banco com uma toalha ou cobertor.

Tenha uma lixeira

CargoGear.com

O lixo se acumula rapidamente no carro, com ou sem crianças. Tenha uma lixeira — ou duas — em seu carro para sempre ter um lugar onde jogar o lixo. Uma lixeira impermeável é melhor, pois evita derramar restos de líquidos de latas e copos pelo carro.

Lidando com a sujeira

Wendy Rose Gould

Lama? "Sempre raspe o máximo possível antes de lavar", aconselha Michelle Snow, autora do livro "Queen of Common Cents" ("Rainha do Bom Centavo", em tradução livre). Use a lateral de um cartão de crédito para raspar a lama, depois use um aspirador de pó para remover o que sobrar, se necessário. Para tapetes ou tecidos, use água com sabão e uma esponja para lavar o restante da sujeira, depois enxágue. Para interiores de couro, use lenços e produtos de limpeza próprios para couro. Retire os tapetes do carro para completar o processo.

Tenha os itens essenciais por perto

CargoGear.com

Abaixar-se para procurar um telefone que caiu ou óculos escuros perdidos é acidente na certa. Deixe tudo que você geralmente usa ao seu alcance e em seu campo de vista. Deixar cada coisa em seu lugar dentro do carro, inclusive os equipamentos para os adultos, vai mantê-lo limpo e organizado.

Limpe líquidos derramados

Wendy Rose Gould

Para evitar que líquidos manchem, limpe-os o mais rápido possível. Use um pano seco e pressione delicadamente a região molhada para retirar o excesso de umidade. Use um pano umedecido em água e sabão para esfregar delicadamente e depois enxágue com um pano molhado. Para manchas que já penetraram no banco, invista em um produto de remoção de manchas adequado para uso em carros.

Evite compras espalhadas

CargoGear.com

Poucas coisas são tão frustrantes quanto uma lata pesada de ervilhas caindo no seu pé quando você abre o porta-malas do carro. Evite ter compras espalhadas — e se machucar — prendendo uma rede no porta-malas. Ela também evitará que os brinquedos e equipamentos esportivos de seus filhos fiquem soltos.

Livre-se de odores

Wendy Rose Gould/Demand Media

Para uma solução rápida, faça uma mistura de água e vinagre em partes iguais em uma garrafa de spray e borrife levemente sobre a área que estiver cheirando mal. Salpique bicarbonato de sódio sobre a região, deixe secar e remova com um aspirador de pó. Para cheiros mais fortes, incluindo problemas com fraldas ou laticínios azedos, use um desodorizante comprado em um supermercado ou loja de animais de estimação. "Coloque ramos de ervas frescas ou algodões embebidos em óleos naturais sob os bancos" para que seu carro esteja sempre cheiroso, sugere Michelle.

Mantenha os papéis organizados

CargoGear.com

O porta-luvas é útil, mas não deve servir como um "porta-trecos" do carro. Mantenha os papéis — incluindo mapas, cartas, documentos do seguro e manuais do carro — no mesmo lugar para sempre saber onde encontrá-los. Assim, seu carro fica mais organizado e você não terá dificuldades quando precisar de algo importante.

Mais recentes

×