Como limpar pedras preciosas brutas e quartzo fumê

••• Quartz mineral image by mirec from Fotolia.com

Se você caça rochas no alto deserto da Califórnia, procura por quartzo fumê em Pikes Peak, Colorado, encontra gemas raras no Arkansas ou procura por pedras nas trilhas dos Apalaches, seus espécimes necessitam de limpeza para encontrar a pedra real. As pedras têm um revestimento externo de argila e, debaixo do barro, uma camada de óxido de ferro ou manganês. Remova o barro e o ferro para chegar à beleza da pedra.

Passo 1

Coloque os gemas brutas e quartzo fumê ao ar livre, na sombra e no chão, para secar a argila. O quartzo fumê é danificado, se exposto ao calor do sol.

Passo 2

Lave o barro das pedras com água da mangueira de jardim. Repita quantas vezes for necessário. Toda a argila deve ser retirada das gemas antes de ir para a próxima etapa.

Passo 3

Use o ácido oxálico, que está disponível para compra nas lojas de construção, no departamento de pintura, para remover a mancha de óxido de ferro e manter a cor do quartzo fumê e das pedras preciosas. Coloque uma camisa de manga comprida, luvas, máscara de pintor e óculos de proteção.

Passo 4

Coloque 3 litros de água em um recipiente plástico; adicione o ácido oxálico, de acordo com as instruções na caixa. Mexa com uma colher de plástico grande por cinco minutos até que o ácido se dissolva.

Passo 5

Coloque as gemas e o quartzo fumê na solução ácida. Adicione água suficiente para cobrir as pedras. Coloque a tampa no recipiente e armazene em um lugar alto, longe das crianças e animais de estimação, por três dias.

Passo 6

Remova as pedras e lave com água corrente durante três horas. Mergulhe as pedras em água limpa durante 24 horas. Mude a água a cada três horas. Remova as pedras da água e deixe secar.

Mais recentes

×