Como limpar rejunte com ácido muriático

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Após instalar um piso novo, você pode notar que sujou-o com rejunte. Agora há rejunte desagradável na superfície de cerâmica em vez de um brilho bonito. Ao esfregar com produtos de limpeza e não conseguir remover o rejunte, uma alternativa é usar ácido muriático para eliminar o resíduo. De acordo com Jerry Alonzy de Natural Handyman, o ácido tem cerca de 30% de ácido clorídrico e deve ser usado apenas como último recurso. Como é muito corrosivo e perigoso, é necessário tomar várias precauções especiais antes de usar esse produto.
Step 1
Coloque roupa de proteção antes de usar o ácido muriático; ele é muito corrosivo e irritante ao sistema respiratório. Há macacões de borracha disponíveis em lojas de ferragens e de artigos para casa. Uma capa de chuva de borracha também pode fornecer proteção. Coloque botas de borracha para proteger os pés. Uma máscara de rosto e um respirador aprovado para filtrar ácido são necessários para proteger os olhos, rosto e o sistema respiratório contra respingo e gases. Finalmente, coloque luvas de borracha grossas com manoplas que chegam ao cotovelo.
Ligue um ventilador na área de trabalho antes de começar. Uma ventilação adequada é necessária para proteger você e o ambiente. Os gases do ácido muriático são muito reativos e podem começar um processo destrutivo em metais que é difícil de conter.
Step 2
Ligue a mangueira e coloque 4 L de água no balde. Tenha um recipiente grande de bicarbonato de sódio por perto — eles são materiais alcalinos que neutralizam a reação ácida.
Step 3
Despeje uma xícara de ácido muriático no balde de água. Nunca despeje água no ácido. Umedeça a superfície do piso que deseja limpar com água. Use a escova de alvenaria para aplicar a solução de ácido na superfície e deixe agir por pouco tempo, cerca de um minuto ou menos.
Step 4
Lave a superfície com água, tomando cuidado para não deixar o ácido diluído entrar em contato com a área circundante. Quando o rejunte desaparecer e o ácido for removido completamente, use amônia para limpar a superfície e ventilação adequada durante esse passo.
Referências
Dica
- Considere usar produtos de limpeza menos perigosos do que ácido muriático. O vinagre branco é mais seguro para você, sua família e o ambiente.
Advertência
- O ácido muriático é um composto muito forte e corrosivo que pode danificar superfícies e pele humana. Ele também libera gases tóxicos que irritam membranas mucosas. Nunca o use em locais fechados, pois seus gases reagirão com muitos objetos metálicos, causando danos.
- Tenha muito cuidado ao descartar o ácido muriático restante. Nunca o despeje diretamente em ralos, vasos sanitários ou bueiros a menos que tenha sido neutralizado com bicarbonato de sódio. Uma ação mais segura é chamar o centro de reciclagem da área e pedir conselhos.
Sobre o Autor
Susan Kerr began her writing career as a food columnist in 1987 before moving to business journalism as a reporter and managing editor in the Penn State area. Since then, Kerr has contributed content to military-related magazines, not-for-profit websites and other online media. In addition, she writes a weekly column for her hometown newspaper
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images