Quais itens domésticos têm ácido clorídrico?

Alguns agentes de limpeza domésticos contêm ácido clorídrico

Comstock/Comstock/Getty Images

O ácido clorídrico é um ácido forte, o que significa que se dissocia quase completamente em água, para produzir íons de hidrônios (H3O+) e íons de cloreto (Cl-). Já que é um ácido forte, tem um efeito significativo sobre o pH de uma solução. Consequentemente, o ácido clorídrico é corrosivo e pode causar queimaduras graves se entrar em contato com os olhos ou com a pele. No entanto, é também um produto químico industrial muito útil encontrado em um certo número de itens domésticos.

Produtos de limpeza de azulejo

Homem limpando banheira

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Alguns produtos de limpeza de azulejo, especialmente as marcas mais fortes ​​disponíveis em algumas lojas de ferragens ou de artigos para casa, contêm ácido clorídrico. Esse ingrediente atua para ajudar a dissolver escamação e outros detritos na superfície do azulejo, o que facilita para remover manchas mais difíceis. Infelizmente, ele também pode fazer com que esses produtos se tornem corrosivos e criar gases irritantes ou desagradáveis. O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido clorídrico, dessa forma, ele pode ajudar na limpeza de derramamentos. Muitas vezes, no entanto, existem outros ingredientes que não podem ser simplesmente neutralizados, portanto, siga as instruções do fabricante se for limpar um derramamento.

Produtos de limpeza de vaso sanitário

Homem limpando vaso sanitário

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Alguns produtos de limpeza de vaso sanitário também contêm ácido clorídrico, tendo o mesmo motivo do produto de limpeza de azulejo – ele ajuda a dissolver alguns tipos de manchas muito resistentes como depósitos minerais, ferrugem e escamação. A concentração de ácido clorídrico – e, consequentemente, o pH da solução – varia dependendo do produto, portanto, alguns são mais fortes e mais corrosivos do que outros. Assim como ocorre com os produtos de limpeza de azulejos, no entanto, é importante seguir as instruções do fabricante quando trabalhar com esses produtos, para garantir a sua própria segurança.

Produtos químicos de piscina

Homem limpando piscina

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

O ácido clorídrico é um produto químico comum de piscina, muitas vezes vendido sob o nome de ácido muriático. Caso o pH da sua piscina esteja muito alto, adicionar pequenas quantidades de ácido clorídrico à ela aumenta a concentração de íons de hidrogênio, reduzindo o pH. É importante observar as precauções de segurança quando trabalhar com ácido muriático, pois ele pode causar sérias queimaduras se manejado de forma descuidada.

Mamíferos

Família com cachorro

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Os seus animais de estimação, seus filhos e seu companheiro também têm ácido clorídrico em seus corpos. As células parietais das glândulas gástricas do estômago do mamífero secretam íons de hidrogênio e de cloreto separadamente. Esse ambiente altamente ácido ajuda na digestão e a ativa uma enzima chamada pepsina, que decompõe ligações dentro de proteínas do alimento que você come. No entanto, não é preciso se preocupar, o revestimento mucoso do estômago o protege de ser queimado por seu próprio suco digestivo. Contudo, uma úlcera pode significar que a mucosa estomacal foi corroída, o que danifica seu estômago – da mesma forma que o ácido muriático é prejudicial para a sua pele.

eHow Brasil
×